Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Mercadante dá trégua à campanha para tomar posse no Parlasul

O senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo, vai dar uma trégua de 24 horas em sua campanha para viajar à capital uruguaia, Montevidéu. Mercandante embarca na noite deste domingo (8) e amanhã tomará posse como presidente do Parlasul (Parlamento do Mercosul), que representa Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.


O senador disse que participou intensamente do processo de implantação do parlamento - em 2006 - e que está satisfeito em concluir o seu mandato de senador como presidente da instituição. Mercadante foi indicado para o cargo pelo Congresso Nacional brasileiro. Ele é atual vice-presidente do Parlasul.

Para a posse, Mercadante disse que levará consigo uma moção de protesto contra a decisão do governo iraniano, que condenou uma mulher à morte por apedrejamento. Ela é acusada de adultério.

"A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que o Irã assinou, diz que a tortura e a crueldade são incompatíveis com a vida. Os principais países islâmicos já aboliram esse tipo de procedimento, cruel. Vou pedir aos parlamentares do Mercosul que a gente aprove uma moção e encaminhe imediatamente para as autoridades do Irã", disse.

Campanha - Neste domingo pela manhã, Mercadante visitou um asilo em Osasco, na grande São Paulo. No local, vivem cerca de 80 idosos sem vínculo familiar. "É uma situação que o Estado tem de olhar com atenção. A melhor solução é eles ficarem próximos da família. O asilo é uma solidão profunda. As pessoas acabam entrando em depressão e a saúde fica muito mais abalada. O que mais chama a atenção da gente é que hoje é Dia dos Pais e não tem um parente visitando os internos aqui".

Mercadante lembrou que centros de referência do idoso já existem, mas que são em número insuficientes. "A ausência desses espaços de convivência comunitária acaba sobrecarregando as famílias. E elas acham que a solução é empurrar o idoso para o asilo. Para quem tem carinho e reconhecimento para os pais e os avós essa é a última opção. Se os centros de convivência estiverem mais próximos das casas, e a gente multiplicar e fazer parceria com as prefeituras, vamos dar qualidade de vida e saúde e permitir que eles fiquem com as famílias".

O candidato diz que espera uma semana cheia, por conta do primeiro debate com candidatos ao governo do Estado na próxima quinta-feira, na Band.

"A viagem não vai atrapalhar a minha preparação. É uma coisa que eu faço muito, esses anos todos como líder do governo no Senado. A gente aprende a debater todo dia. Já tenho uma vivência em relação é isso. O melhor momento da campanha é o debate. Lá não tem marqueteiro, não tem ensaio. É ao vivo, a cores. O eleitor tem uma grande oportunidade quando temos debate.

Antes de ir ao asilo, Mercadante sobrevoou parte da região metropolitana de São Paulo. As imagens serão exibidas durante o horário eleitoral gratuito, que começa a ser veiculado em 17 de agosto
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet