Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lula é cabo eleitoral dos aliados no programa de TV nos Estados

Na estreia dos programas eleitorais para os governos estaduais, nesta quarta-feira (18), o presidente Lula teve destaque no papel de cabo eleitoral de seus aliados. Entre os Estados consultados pelo Terra - Acre, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo - todos contaram com a presença de Lula pedindo votos para os candidatos a governador das coligações do PT.


José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) participaram do horário eleitoral da tarde em três Estados consultados. O postulante do PSDB apareceu nos programas do PSDB do Paraná, Goiás e São Paulo. No RJ, ele ficou prejudicado pela falta de candidato próprio - lá, o PSDB apoia Fernando Gabeira, do PV, que tem Marina Silva como candidata à presidência. Marina Silva teve espaço com os candidatos aos governos do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No Acre, seu Estado, ela não possui candidato próprio.

Em São Paulo, Estado do qual foi governador até abril, José Serra teve uma participação sem destaque no programa eleitoral do candidato tucano Geraldo Alckmin. Em quase sete minutos, Serra foi citado três vezes na trilha sonora - uma delas pelo próprio Alckmin, quase ao final do programa: "Nós precisamos e vamos ajudar nosso País e o presidente Serra", disse o candidato. Já no horário eleitoral de Orestes Quércia (PMDB), que concorre ao Senado pela chapa tucana, Serra marcou presença fazendo elogios ao candidato.

No Acre, o tucano Tião Bocalom, candidato ao governo do Acre pela coligação "Liberdade, Produzir para Empregar" evitou citar o nome de Serra durante seu programa eleitoral na TV. Apenas um candidato a deputado estadual mencionou o nome e pediu votos para Serra.

O senador petista Tião Viana, candidato ao governo estadual pela coligação Frente Popular do Acre, contou com um vídeo onde o presidente Lula manifesta apoio às candidaturas dele e da ex-ministra Dilma Rousseff. Viana é amigo de Marina Silva (PV) desde o início da vida política dos dois.

No Rio Grande do Sul, o candidato petista ao governo, Tarso Genro, utilizou imagens de Lula e Dilma durante um comício. O adversário de Genro do PMDB, José Fogaça, não fez referência ao presidente ou a sua candidata. Em vez disso, sua propaganda cita Tancredo Neves, João Goulart, Brizola e Ulysses Guimarães como os grandes símbolos. No Estado, o PMDB se mantém formalmente neutro na disputa presidencial.

A atual governadora Yeda Crusius (PSDB), que tenta a reeleição, não teve imagens de Serra em seu programa. Já o PV trouxe Marina Silva pedindo votos à legenda, tanto no espaço para governador (Montserrat Martins), quanto para os deputados e senador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet