Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Sérgio Cabral promete ampliar centros vocacionais no Estado

Durante reunião nesta quarta-feira (25) com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB), prometeu aumentar o número de CVTs (Centros Vocacionais Tecnológicos) de 24 para 30 até o final deste ano, e para 80 em um segundo mandato. Os CVTs são centros profissionalizantes ligados ao ensino profissionalizante no campo tecnológico e administrados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.


"Até o fim de 2010, teremos 30 CVTs no Estado. Temos o objetivo de chegar, nos próximos quatro anos, a 80 unidades. Vamos oferecer, junto com o Sistema Firjan, uma estrutura de formação de mão de obra que responda ao aquecimento da economia que o Rio conquistou", afirmou Cabral.

A falta de mão de obra qualificada é considerada um dos principais problemas nos setores econômicos em crescimento no Rio de Janeiro, como a indústria naval e a do petróleo. Há duas semanas, durante visita ao Estado, a candidata do PV à presidência da República, Marina Silva, criticou a postura do governo nesta questão. "Temos uma importação (no Rio) de 90 mil profissionais, isso por falta de investimento e educação", disse.

Na reunião desta quarta-feira (25), Cabral elogiou a Firjan, tratando-a como parceira. "Por quantos eu vi o presidente (da entidade) Eduardo Eugenio (Gouveia Vieira) lutando para que o Estado tivesse um relacionamento com Brasília e um papel importante na economia nacional? Ocupávamos o 20º lugar na recepção de recursos federais. Hoje, somos o primeiro Estado do Brasil a receber esses recursos", afirmou.

Segundo dados do Governo Federal, porém, o Rio ficou no quarto lugar da remessa de recursos em 2009, com R$ 14,5 bilhões, atrás de São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet