Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

pedido

Juiz nega pedido de Alencar para quebrar sigilo em ação de paternidade

O juiz José Antônio Cordeiro, da Comarca de Caratinga (MG), negou o pedido dos advogados do vice-presidente da República, José Alencar, para tornar pública ação de paternidade em que ele está envolvido. No dia 21 de julho, o mesmo magistrado ...

O juiz José Antônio Cordeiro, da Comarca de Caratinga (MG), negou o pedido dos advogados do vice-presidente da República, José Alencar, para tornar pública ação de paternidade em que ele está envolvido. No dia 21 de julho, o mesmo magistrado determinou que Alencar reconheça a paternidade da professora aposentada Rosemary de Morais, de 55 anos.


Segundo o advogado de Alencar, José Diogo Bastos, a intenção de tornar pública a ação se deve ao vazamento das informações do processo para a imprensa. Na visão do advogado, a sentença é "contrária" aos autos e, por isso, a divulgação de todo o processo poderia ajudar a entender melhor o caso.

Não se pode conceber que uma ação de paternidade demore por mais de dez anos só porque o réu coincidentemente é pessoa pública notória. Se virar moda que uma ação de paternidade demore por mais de dez anos, é bem possível que a paternidade seja questão a ser excluída do Poder Judiciário"Trecho da sentença do juiz José Antônio CordeiroNa decisão, assinada no dia 27 de agosto, o juiz avaliou o pedido como "meramente protelatório" e reafirmou que decisões anteriores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) justificam a determinação de reconhecer a paternidade depois da recusa do vice-presidente em fazer o exame de DNA.

"Não se pode conceber que uma ação de paternidade demore por mais de dez anos só porque o réu coincidentemente é pessoa pública notória. Se virar moda que uma ação de paternidade demore por mais de dez anos, é bem possível que a paternidade seja questão a ser excluída do Poder Judiciário", afirmou o juiz na decisão.

O advogado do vice-presidente disse ao G1 que vai recorrer da decisão e que o sigilo já foi quebrado pela defesa da professora aposentada que se diz filha de Alencar.

saiba mais

Juiz manda vice Alencar reconhecer mulher de 55 anos como filha Alencar descarta se submeter a DNA em processo de paternidade "O sigilo na prática foi quebrado quando eles [advogados de Rosemary] deram a sentença para a imprensa. Queremos abrir o processo para mostrar a história como realmente foi", afirmou Bastos.

Recurso
Na semana passada, a defesa de José Alencar entrou com recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) contra a decisão que determinou o reconhecimento de paternidade da professora aposentada.

No recurso, o vice-presidente alega que a sentença foi contrária às provas apresentadas por ele durante o processo. Segundo o advogado de Alencar, depoimentos de sete testemunhas e documentos apresentados à Justiça descartariam a paternidade no caso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet