Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lula diz que Belo Monte não foi feita antes por ‘covardia de políticos’.


Presidente criticou os que se opõe à construção da usina hidrelétrica.
Ele disse que governo tem relação 'saudável' com o setor sucroalcooleiro.

O presidente Luiz Inácio disse nesta terça-feira (31), em Sertãozinho (SP), que a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), não começou antes por “covardia de políticos”. “Depois de 30 anos tem engenheiro que se formou, trabalhou na proposta de Belo Monte, se aposentou e não conseguiu ver a proposta ser colocada em prática por covardia de políticos que tinham medo do primeiro que gritasse que não era para fazer”, criticou Lula, durante visita à Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro).

Na semana passada, o presidente assinou o contrato de concessão que autoriza a exploração do potencial hidrelétrico. Com isso, o consórcio Norte Energia, que venceu em abril o leilão para a construção da hidrelétrica, fica autorizado a iniciar as obras. O consórcio é composto por 18 empresas, tendo Eletrobras, Chesf e Eletronorte como principais acionistas. Ele poderá explorar o potencial hídrico da usina por 35 anos.

saiba mais

Lula volta a defender Belo Monte e diz que projeto foi alterado Belo Monte será hidrelétrica menos produtiva e mais cara, dizem técnicos 'Não desistimos de barrar Belo Monte', diz procurador sobre usina Ainda durante o evento em Sertãozinho, Lula falou da necessidade de incentivar a produção de etanol no Brasil. Ele destacou que o álcool produzido a partir do milho, como ocorre nos Estados Unidos, requer maior utilização de terra para uma produção menor de combustível.

“Nos EUA, o álcool do milho precisa de pelo menos 3,5% do total da área agrícola para substituir apenas 0,5% da gasolina consumida. O fato é que matematicamente a indústria brasileira do álcool é a mais eficiente e competitiva. Além de custar quase 3 vezes menos que o similar norte-americano”, afirmou.

O presidente disse ainda que “nunca antes na história do país houve uma relação tão sadia” entre o governo federal e o setor sucroalcooleiro. “É uma relação honesta, saudável. O governo atende o que é possível atender e diz não quando não dá”, disse.

Adição de Biodiesel
Lula lembrou que a adição obrigatória de 5% de biodiesel no diesel usado para abastecimento de veículos foi antecipada em dois anos. Inicialmente, previsto para ser obrigatório a partir de 2013, o percentual passou a valer em janeiro deste ano. Segundo Lula, será possível aumentar a adição de biodiesel para 8% em 2013.

“Agora, vamos ter que tomar uma decisão de aumentar a meta ao invés de 5% para 8%, para continuar ocupando nossa terra e produzindo combustível limpo”, disse.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet