Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Cabral confia em Dilma para Rio não

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não mede palavras para exaltar a união de sua gestão com o Governo Federal. E é justamente esta parceria que dá a confiança necessária para que o Estado não saia prejudicado com a emenda Ibsen, que alteraria a distribuição de royalties do petróleo e tiraria dos produtores grande parte do dinheiro.


Durante a inauguração da nova estação de metrô do Rio, na Cidade Nova, nesta segunda-feira (1), Cabral explicou que não há como anular o projeto, caso ele seja aprovado. Contudo, disse que haverá uma política de compensação, já acordada com as principais autoridades do país.

- A questão da partilha dos royalties está superada. Nossa luta é para que o percentual do Rio seja maior do que é hoje. Com isso, compensaríamos o fato de perdermos na participação especial. Eu conversei coma Dilma e ela me deu a palavra dela.

De acordo com o governador, o Estado do Rio recebe hoje 60% de participação especial e outros 40% de royalties.

- Temos de aumentar o percentual dos royalties. Aí ficaremos com tudo equilibrado, mesmo perdendo do outro lado.

Sérgio Cabral demonstrou certa insatisfação quando questionado sobre uma possível submissão do Rio de Janeiro ao Governo Federal, uma vez que ele recebeu apoio do presidente Lula nas últimas eleições.

- Não somos um governo de coação, mas sim de coalizão. O PMDB [partido de Cabral] é um partido de apoio ao Governo Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet