Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Chávez atribui triunfo de Dilma a mobilização do "Brasil profundo"

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, definiu nesta segunda-feira a eleição de Dilma Rousseff como uma "grande onda de justiça e igualdade social" que, segundo disse, atravessa a América Latina, e avaliou que o "Brasil profundo" foi determinante no resultado das urnas.


Segundo um comunicado da Presidência da Venezuela, a vitória de Dilma "é fruto de uma extraordinária mobilização das forças populares do Brasil profundo".

"Com seus sindicatos e movimentos sociais, estudantis, intelectuais e artísticos, o Brasil ratificou sua vontade de seguir no caminho do desenvolvimento e progresso social aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva", acrescenta a nota.

O comunicado, no qual também são enviadas "efusivas felicitações do Governo e do Povo da Venezuela à Dilma Rousseff", qualifica a eleição de domingo de "histórica jornada democrática", por ser a primeira vez que uma mulher chega à Presidência do Brasil.

"A vitória da presidente Dilma é garantia de que o processo de união dos povos de nossa região seguirá se consolidando em espaços como o Mercosul, a Unasul e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos", afirma a nota, que acrescenta que "o Brasil seguirá aproximando-se dos povos irmãos do continente".

A Presidência venezuelana indicou ainda que Dilma "contribuiu para a transformação do Brasil em um país com maiores oportunidades para todos, acesso à saúde, à educação e à moradia digna, parte integrante e motor fundamental da grande onda de justiça e igualdade que atravessa a Nossa América".

No domingo, pouco após ser divulgada a vitória de Dilma, Chávez enviou um beijo e felicitações à presidente eleita durante seu programa de rádio e televisão "Alô Presidente!".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet