Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PT quer unidade, diz Mercadante sobre megabloco na Câmara

O senador Aloisio Mercadante (PT-SP) afirmou nesta quinta-feira que o PT tentará formar um bloco com "equilíbrio e unidade" com o PMDB para disputar a presidência da Câmara dos Deputados. Mercadante, que participou de uma reunião da executiva nacional do PT nesta quinta, em Brasília, afirmou que o PT não vai formar um bloco maior do que o PMDB montou para tentar a disputa pela presidência da Câmara.


"Se na Câmara não houver um acordo, as bancadas de Senado e da Câmara voltarão a se reunir para definir novas estratégias. A presidência da Câmara cabe à bancada do PT. Vamos conversar com o PMDB para ter um bloco de equilíbrio e não faremos um bloco maior que o deles (PMDB)", disse.

O senador afirmou que a reunião serviu somente para fazer um balanço do desempenho petista nas eleições e garantiu que não houve discussão sobre divisão de ministérios. "Discutimos os desafios para o próximo governo", disse. Segundo Mercadante, um desses desafios é o que ele chamou de "subfinanciamento da saúde". Apesar disso, o senador garante que não houve conversas sobre a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 2007.

O megabloco
Nesta semana, PMDB, PR, PP, PTB e PSC firmaram um compromisso para formar um bloco visando a presidência da Câmara dos Deputados. Com a formação, as bancadas teriam um total de 202 deputados. O PT não foi procurado para participar da negociação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet