Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

BRAÇOS DIREITO

Seis mulheres vão fazer guarda pessoal de Dilma e falam do trabalho

Foto: Marília Juste/G1

A segurança pessoal de Dilma Rousseff, da esquerda para a direita: Flávia Bastos, Cristiane Costa, Ana Paula Paes Leme, Leila Laranja, Lícia Seibt e Jane Dantas

A segurança pessoal de Dilma Rousseff, da esquerda para a direita: Flávia Bastos, Cristiane Costa, Ana Paula Paes Leme, Leila Laranja, Lícia Seibt e Jane Dantas

Quando Dilma Rousseff deixar a Catedral de Brasília no próximo sábado (1º) para atravessar a Capital Federal e tomar posse como presidente da República no Congresso Federal, ela não será a única em sua comitiva em uma posição ocupada por um homem em posses passadas. Ao lado dela, na sua guarda pessoal, estarão seis mulheres em uma profissão tipicamente masculina. Policiais federais, elas são a última linha de defesa da mulher que governará o país pelos próximos quatro anos.


“É uma honra muito, muito grande”, diz Flávia Bastos, de 30 anos, há cinco como policial federal e há seis meses na guarda de Dilma.

“Estou tendo a grande honra de acompanhar de perto um momento histórico no meu país, a posse da primeira mulher presidente. Não podia estar mais feliz”, diz Jane Dantas, de 47 anos.

Ao lado de Jane e Flávia – e de Dilma – estarão também Leila Laranja, de 41 anos, Ana Paula Paes Leme, de 38, Lícia Seibt, de 33, e Cristiane Costa, de 47. A equipe faz a segurança de Dilma há seis meses, desde quando ela ainda era candidata.

De acordo com o chefe de segurança de Dilma, o delegado Andrei Passos Rodrigues, o protocolo indica que policiais femininas sejam seguranças de autoridades mulheres. A escolha das seis agentes, no entanto, foi feita pela própria presidente. "Ela fez um pedido para que as suas seguranças fossem as mesmas da época da campanha", explicou o delegado.

“Segurança é uma questão essencialmente de confiança, e a presidente confia plenamente nessas mulheres”, diz Rodrigues. “Além disso, elas têm um bom relacionamento. Tudo isso pesa nessa decisão”, afirma.

Armadas com pistolas Glock, de terno preto e camisa branca, elas correrão ao lado do carro de Dilma Rousseff em uma velocidade de até 15 km/h durante a posse. “Esforço físico faz parte da nossa rotina. Só continuamos nossos exercícios de sempre”, conta Ana Paula.

Experiência
Com 25 anos na Polícia Federal, Cristiane Costa diz que a posse de Dilma é um dos pontos altos de sua carreira. “O melhor momento desde a campanha é este aqui, a posse. Aliás, é um dos melhores momentos de todo meu trabalho como policial”, diz ela. “É quando a gente vê o resultado do trabalho”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet