Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

SAÚDE PÚBLICA

Cuiabá tem 22% da sua população com hipertensão, aponta pesquisa

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que Cuiabá tem 22% de hipertensos. Da população pesquisada com 18 anos ou mais, 25% das mulheres foram diagnosticadas com hipertensão, enquanto que o índice entre os homens chega a 19,2%.


Os dados foram divulgados em Brasília pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (26), Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial. Entre as capitais, Cuiabá ocupa uma posição intermediária no que se refere ao índice de hipertensos.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a hipertensão foi a causa de mais de 40 mil óbitos entre 2000 e 2009. Para o ministro, o número pode ser ainda maior porque trata-se de uma doença em que o diagnóstico não é claro.

Alexandre Padilha explica que a incidência da doença atinge principalmente as pessoas com baixa renda e menor escolaridade. O índice aumenta também em pessoas com 55 anos ou mais.

Segundo a pesquisa, a doença atinge 60,2% das pessoas com 65 anos ou mais, enquanto alcança 8,2% de adultos entre 18 e 24 anos. Ainda conforme o levantamento, entre as pessoas com até oito anos de escolaridade, o índice da doença chega a 30% dos pesquisados. O índice reduz à medida aumenta o período dedicado aos estudos.

“O envelhecimento e a falta de atividades físicas, aliado a uma má alimentação são as principais causas de hipertensão no Brasil”, destacou Padilha.

Ações preventivas começam a ganhar forma no Ministério da Saúde. Entre as medidas anunciadas pelo ministro estão a criação de academias de saúde e a parceria com associações para a redução na quantidade de sal e sódio dos alimentos produzidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet