Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cultura

RESGATE HISTÓRICO

Portinari Júnior autoriza MDS utilizar obras do pai em programa

As obras do pintor brasileiro Cândido Portinari vão ilustrar as ações do Plano Brasil Sem Miséria, principal iniciativa do governo federal para o combate à pobreza. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o professor João Candido Portinari, filho do artista Candido Portinari, assinaram nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, o Termo de Cessão de uso de imagens de obras do pintor.


O Termo autoriza o Governo a utilizar, sem custos e por um período de quatro anos, imagens de obras do autor, sob a supervisão de seu herdeiro legal e coordenador do Projeto Portinari. O Plano Brasil Sem Miséria será lançado na próxima quinta-feira, 2 de junho.

Paulista de Brodowski (SP), Portinari tem mais de cinco mil obras, entre pequenos esboços e gigantescos murais. Em vários trabalhos demonstrou a preocupação com a temática social e o povo brasileiro, como na série “Retirantes”, que retrata migrantes nordestinos que chegavam para trabalhar nas fazendas paulistas de cana-de-açúcar.

Seguindo a tendência de painelistas mexicanos, sua última obra foi a execução de dois grandes painéis, de 14 metros de altura cada, intitulados “Guerra e Paz”, atualmente em processo de restauro no Brasil e oferecidos pelo governo brasileiro para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet