Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Comissão aprova PEC que proíbe parente como suplente de senador

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (1º), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011, que proíbe cônjuges ou parentes de serem indicados para a vaga de suplente de senador.


Além disso, o texto reduz de dois para um o número de suplentes e também inclui na lista de proibidos a exercer o cargo parentes do candidato a senador de até segundo grau, mesmo os adotados. Agora, a matéria segue para votação no plenário do Senado.

Outra proposta relacionada a reforma política também foi votada nesta quarta-feira, a PEC 41/2011. Ela permitia que políticos sem filiação partidária se candidatassem aos cargos de vereador ou prefeito, mas acabou rejeitada pela comissão.

De acordo com a PEC, o objetivo era "permitir, no plano municipal, a manifestação eleitoral de interesses locais, insatisfeitos com as alternativas partidárias disponíveis", o que enfraqueceria o sistema partidário brasileiro, de acordo com a maioria dos integrantes da comissão.

Outras quatro propostas relacionadas ao tema estão na pauta da CCJ, mas a votação foi adiada para próxima semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet