Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Ministro nega indicação de parente e favorecimento político em verbas

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, afirmou nesta quinta-feira (12) à Comissão Representativa do Congresso Nacional que "nunca teve indicação de parente por parte do ministro [ele] para a Codesvasf" e que os investimentos feitos por sua pasta em Pernambuco...

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, afirmou nesta quinta-feira (12) à Comissão Representativa do Congresso Nacional que "nunca teve indicação de parente por parte do ministro [ele] para a Codesvasf" e que os investimentos feitos por sua pasta em Pernambuco, seu estado natal, obedeceram a critérios técnicos e não políticos.


Bezerra é alvo de denúncias segundo as quais privilegiou o estado natal, Pernambuco, na distribuição de verbas contra enchentes; favoreceu o filho, o deputado federal Fernando Coelho (PSB-PE), com liberação de emendas parlamentares da pasta; e agiu para manter o irmão, Clementino Coelho, na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estatal subordinada ao ministério.

O ministro voltou a reconhecer que no ano passado destinou mais recursos de ações de prevenção para Pernambuco– R$ 98 milhões empenhados - e que a maior parte - R$ 70 milhões - foi utilizada na construção de um sistema de cinco barragens para evitar novas enchentes no estado. O ministro disse que o investimento teve o aval do governo e de vários ministérios. “Foi uma decisão técnica”, afirmou.

A comissão foi convocada durante o período de recesso parlamentar especialmente para ouvir as declarações do ministro sobre as denúncias das quais é alvo. “Venho como gestor público, por ser meu dever explicar, esclarecer”, disse Bezerra.

A presença do ministro perante a comissão foi fruto de um acordo firmado entre o próprio Bezerra Coelho e o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), que também preside a Comissão Representativa. A reunião do grupo foi convocada por Sarney na terça-feira (10).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet