Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

MOBILIDADE URBANA

Transporte é considerado pior nas grandes cidades, diz Ipea

A percepção geral do brasileiro sobre mobilidade urbana é negativa e a baixa qualidade do transporte público é apontada como um dos fatores que fizeram com que se proliferasse a frota de motos rodando pelos país. No entanto, a perspectiva é positiva diante da realização de grandes eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas.


Estas são as principais conclusões de um levantamento divulgado nesta quinta-feira (19/1) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A pesquisa realizou 3.781 entrevistas com 33 questões específicas aplicadas a pessoas maiores de 18 anos entre os dias 8 e 28 de agosto de 2011 em 212 municípios do país.

O levantamento não avaliou os resultados por estados, mas por regiões. No Centro-Oeste foram feitos 271 questionários. A metodologia adotada pelo instituto distribuiu as cidades brasileiras em pequenas (com população até 20 mil habitantes), médias (de 20 a 100 mil) e grandes (com mais de 100 mil habitantes).

De acordo com os dados da população pesquisada, os brasileiros que vivem nas maiores cidades têm mais a reclamar. A avaliação ruim ou muito ruim chegou a 41% nas cidades grandes, 32% nas médias e 27% nos pequenos municípios. Já a percepção boa ou muito boa registrou 39% nas pequenas, 36% nas médias e 30% nas grandes.

Segundo o pesquisador Ernesto Galindo, apesar da percepção geral ser negativa em relação ao transporte público, a população espera melhoras para médio prazo.

"A realização de obras preparatórias para uma série de eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas faz com que a população veja com otimismo a possibilidde de melhora na oferta de sistemas de transporte público", declara.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet