Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

COMISSÕES DA cÂMARA

PSDB desbanca DEM e assume Agricultura; PSD não terá comissões

Líderes partidários bateram o martelo nesta terça-feira (6) sobre a distribuição dos cargos para assumir as comissões temáticas da Câmara Federal em 2012. O recém surgido PSD ficou sem nenhuma presidência em comissão. "Mas o partido vai poder integrar todas as comissões temáticas, sem, porém, comandar os trabalhos", salientou o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).


Definidos os partidos, caberá aos líderes destas legendas indicar os nomes para os cargos de presidência, primeira, segunda e terceira vice-presidências. Segundo analistas, as disputas internas poderão atrasar a votação do projeto do Código Florestal, previsto para hoje e amanhã (7), o que justificaria rumores de que a votação será adiada para a próxima semana. 

Com prioridade na escolha por ter a maior bancada federal na Câmara, o Partido dos Trabalhadores teve prioridade e optou por continuar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais cobiçada de todas.

Os petistas também se manterão na Comissão de Educação e Cultura e assumem, em parceria com o PSC, a de Direitos Humanos, histórico reduto esquerdista, além da de Fiscalização Financeira e Controle, que já estava sob o controle maciço do PSDB e era foco de ataques ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Se de um lado o PSDB perdeu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o partido ganhou espaço maior ao ganhar a presidência da Comissão de Agricultura, que há décadas vem sendo ocupada por parlamentares do PFL e, depois, do Democratas. Também ficou com os tucanos a Comissão de Ciência e Tecnologia.

Com a segunda maior bancada, o PMDB, que trava um embate forte com o PT para ter o controle da municipalidade em todo o país, fortemente ameaçada com as eleições de outubro, ficará com a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, com a Comissão de Finanças e Tributação, e com a de Transportes.

O PP é que terá em poder duas comissões importantes, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e a de Minas e Energia. O Democratas, partido que mais perdeu parlamentares para o PSD, terá o controle das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Seguridade Social e Família.

Caberá ao PTB a Comissão de Defesa do Consumidor. O PSB terá o comando da Comissão de Desenvolvimento Urbano. O PR escolherá o presidente para as comissões de Legislação Participativa e de Turismo e Desporto.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público estará sob o controle do PDT. O PCdoB assumirá a de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, enquanto PV e PPS ficam com Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet