Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Beltrame demite inspetora suspeita de integrar grupo que fraudava INSS

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, demitiu uma inspetora de polícia, suspeita de integrar uma quadrilha que agia fraudando o INSS em Araruama, na Região dos Lagos. A quadrilha usava uma funerária como fachada. A demissão foi publicada no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira (12). As informações são da Secretaria de Segurança do Rio (Seseg).


A policial civil, inicialmente, foi investigada pela Polícia Federal e processada criminalmente pela 8ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro. Ao fim das investigações dos ilícitos penais, segundo a Seseg, a servidora foi julgada e recebeu a condenação, a princípio, de sete anos e seis meses de reclusão, pelos delitos de estelionato e formação de quadrilha. Ainda cabe recurso.

A denúncia foi feita através de investigação da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (Deleprev), da Polícia Federal. Segundo as investigações, o namorado da inspetora - e que morava num imóvel dela em Araruama - é sócio do dono de uma funerária. Na fraude, segundo as investigações, eles usavam os dados dos documentos dos mortos enterrados pela funerária.

Em escutas telefônicas autorizadas, verificou-se como o grupo agia e a participação de cada envolvido. As investigações provaram que ela agia consciente e voluntariamente para o sucesso das fraudes contra o INSS, de acordo com a Seseg. A servidora teve sua prisão cautelar decretada quando a investigação foi iniciada, em julho de 2010.

Na época, a Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Estado de Segurança instaurou um processo disciplinar para apurar desvios funcionais por parte da inspetora. As investigações constataram que as ações da policial eram “inteiramente desassociadas das funções inerentes ao cargo público que ela ocupava”.

Ainda segundo o documento da CGU, a inspetora “foi negligente e violou os deveres da boa conduta, de lealdade à instituição policial e de observância às normas penais e administrativas”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet