Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Líderes de PTB e PSC anunciam bloco informal na Câmara

Os líderes do PTB, Jovair Arantes (GO), e do PSC, Ratinho Júnior (PR), anunciaram nesta quarta-feira (21) que as duas bancadas se uniram e criaram um bloco informal na Câmara dos Deputados.


Após reunião de quase duas horas, as legendas decidiram que, a partir de agora, passarão a votar da mesma forma. "O que buscamos é o fortalecimento do partidos. Os dois, juntos, formam uma bancada forte", disse Ratinho Júnior.

Os líderes informaram que o bloco continua na base aliada ao governo federal. "Em nenhum momento cogitou-se a ida para a oposição na Câmara. Continuamos com o governo, mas ressalvando nossas posições", disse o líder do PSC.

Na atual legislatura, o PSC tem 17 cadeiras na Câmara e o PTB, 21. Oficialmente, o PTB faz parte do bloco também integrado por PC do B e PSB.

"O PTB irá comunicar a estes dois partidos a saída do bloco. Nos unimos com o PSC por causa da proximidade de pensamento em relação ao Código Florestal. Achamos que a matéria deve ser votada o quanto antes. Além disso, estamos de olho nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano", disse Jovair Arantes.

Segundo Ratinho Júnior, "toda a discussão em relação às eleições ainda serão feitas". "Onde o candidato for do PTB, o PSC pode apoiar e onde o candidato for do PSC, o PTB pode dar apoio", afirmou o líder do PTB.

Em relação à votação do Código Florestal na Câmara, que ainda não há data determinada, o líder do PSC afirmou que o bloco "não votará nada até que o código seja levado para o Plenário da Casa ou até haver uma data definida".

De acordo com a assessoria do líder do PSC, Ratinho Júnior, o regimento da Câmara determina que os blocos parlamentares devem ser constituídos no início de cada legislatura para que, desta forma, os partidos possam reivindicar espaço nas comissões da Casa.

Para o PTB e o PSC poderem um bloco de forma oficial, será necessário avisar a Presidência da Câmara no início da próxima legislatura, em 2015, de acordo com a assessoria do líder do PSC. Ainda segundo a assessoria, o regimento permite aos partidos alianças informais, visando votações, a qualquer momento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet