Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Líder do PT diz que 'não adianta ficar colocando prazo' para criar CPI

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), afirmou neste sábado (14) que "não adianta ficar colocando prazo" para finalizar a coleta de assinaturas favoráveis ao requerimento que pede a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários.


Na última quinta-feira (12), após reunião com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), os líderes afirmaram que o requerimento com as assinaturas necessárias de 27 senadores e 171 deputados seria protocolado na Mesa do Congresso na próxima terça-feira (17).

"Não adianta ficar colocando prazo. Não tem porque ter agonia. Vamos nos reunir na terça-feira para ver as assinaturas que temos. Vamos entregar ao presidente [o requerimento] quando tivermos todas", afirmou Pinheiro, um dos coordenadores da coleta de assinaturas.

Líderes da Câmara e do Senado buscam, desde a última quinta (12), as assinaturas necessárias para apresentar o pedido de criação.

Após protocolar o requerimento, alguns partidos começaram a indicar, extra-oficialmente, os nomes para ocupar as 15 vagas do Senado e as outras 15 da Câmara na composição da CPI.

Os cargos mais cobiçados pelos partidos são os da presidência e da relatoria, que conduzem as investigações. Regimentalmente, esses cargos pertencem às maiores bancadas - PMDB, no Senado, e PT, na Câmara.

Segundo a Secretaria da Mesa, entre os 15 integrantes do Senado, o bloco da maioria (PMDB) terá direito a cinco indicações. Outras cinco vagas seriam do bloco do governo (formado por PT, PDT, PSB, PC do B e PRB). Nesse bloco, uma vaga deve ficar com o senador Pedro Taques (PDT-MT).

O bloco União e Força, recém-formado no Senado por PTB, PR e PSC, tem direito a duas vagas. O líder do bloco, senador Gim Argello (PTB-DF), já oficializou a indicação dos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Vicentinho Alves (PR-TO).

O líder do PT afirmou que o partido se reunirá na terça-feira (17) para conversar sobre as assinaturas ao requerimento, mas ainda sem discutir os indicados para a composição da CPI.

O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), disse que as negociações sobre quem vai compor a CPI devem ser feitas a partir de terça-feira. "O PMDB tem cinco nomes e vai indicar os cinco. Mas não tem nenhuma indicação ainda. É tudo especulação. O PMDB ainda não tem nomes", afirmou Calheiros.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet