Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

TRANSPORTES X ENERGIA

Projeto prevê construção de eclusas sem custos para consumidor

O consumidor final de energia elétrica não será tarifado com cobrança extra para financiar a inclusão das eclusas em projetos de novos emprrendimentos hidrelétricos.


A garantia foi dada pelo deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), relator do projeto de lei 3009/97, que prevê a obrigatoriedade de construlção destes sistemas para proteção da fauna aquática dos cursos d’água onde forem construídos empreendimentos hidrelétricos.

"É um compromisso do governo de não cobrar este custo do consumidor fnal de energia. O custo não será cobrado na tarifa de eneergia elétrica. O governo vai biscar formas de financiar e compensar estes custos na elaboração de projetos para construção das eclusas", afirmou Homero.

O relator reuniu especialistas em logística de transportes, outros do setor energético e representantes do setor produtivo de Mato Grosso durante audiência pública ocorrida nesta terça-feira (17) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal.

De acordo com o secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes, Marcelo Perruparo, o setor elétrico está muito mais avançado em termos de planejamento e projetos do que o de logística de transportes, o que acabou prejudicando o aproveitamento do potencial hidroviário.

"O Brasil passou anos com a logística de transportes muito defasada. O país não estava crescendo. A logística era precária e aguentou no tranco o crescimento lento da economia. Mas agora existe uma necessidade muito grande em função da expansão da produção nas regiões Centro-Oeste e Norte", contextualizou.

Segundo Perrupato, o governo brasileiro tem 27 projetos prioritários para construção de eclusas que envolvem investimentos de R$ 11 bilhões até 2018.

O projeto é oriundo do Senado Federal, já foi aprovado na Comissão da Agricultura e vai para discussão na Comissão do Meio Ambiente da Câmara.



Atualizada às 19h25
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet