Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Aldo terá primeiro encontro com Valcke após declaração polêmica

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou nesta segunda-feira (30) que se reúne com a direção da Fedaração Internacional de Futebol (Fifa) em Zurique, na Suíça, na semana que vem, dia 8 de maio.


Será a primeira vez que Aldo se encontra com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, desde a crise motivada pela declaração, no começo de março, de que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" por conta dos atrasos nos preparativos para a Copa.

Tanto Valcke quanto o presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediram desculpas pelo episódio ao ministro do Esporte, que as aceitou. Antes, Aldo Rebelo chegou a afirmar que não mais aceitaria Valcke como interlocutor da Fifa para assuntos relacionados à Copa do Mundo. Depois da crise, Blatter veio ao Brasil e se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para amenizar a discórdia.

Segundo o ministério, o encontro em Zurique servirá para tratar dos preparativos para a Copa das Confederações de 2013 e da Copa de 2014.

Além do ministro Aldo Rebelo e de Blatter e Valcke, devem participar da reunião em Zurique o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o chefe das assessorias do ministério, Luís Paulino. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, integrantes do Comitê Organizador Local da Copa (COL), também devem participar do encontro.

Comissão rejeitou Valcke
No começo de abril, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado rejeitou a presença do secretário-geral da Fifa em audiência pública. A comissão havia aprovado convite para Blatter, mas a Fifa informou oficialmente que seria Valcke quem iria.

Após acordo com os demais integrantes, o presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), decidiu cancelar o encontro porque não aceitou a substituição. "Não aceitamos o porteiro da Fifa. O requerimento aprovado foi para receber o Blatter, não esse bedel da Fifa. Se depender de mim, ele receberá um pontapé em suas redondas abundâncias", disse o senador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet