Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

COMBATE AO CRIME

Valtenir propõe incentivo ao plantio de alimentos em lugar de drogas

Foto: Reprodução

Valtenir propõe incentivo ao plantio de alimentos em lugar de drogas
A Organização das Nações Unidas (ONU) estuda a adoção de uma medida que pode reduzir a oferta de drogas no mercado internacional. A proposta feita pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) ao Ministério de Relações Exteriores pretende substituir áreas utilizadas pelas drogas ilícitas por plantio de alimentos em países da América Latina como Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.


Apresentada na forma de uma indicação na Câmara dos Deputados, a proposta prevê que o MInistério de Relações Exteriores sugira ações junto à ONU para adotar medidas e debate para combater as drogas. A ação seria encampada pelo Escritório sobre Drogas e Crime (Unodc) da organização.

O investimento para o projeto poderia vir, segundo informações da assessoria de imprensa do parlamentar, de organismos multilaterais de financiamento, como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O combate às plantações de drogas tem sido defendido por especialistas do tema, informa.

De acordo com o deputado federal Valtenir Pereira, apesar de haver esforços no plano interno e externo na política brasileira no combate às drogas, não há bons resultados, pois há necessidade de atacar as causas da disseminação das drogas ilícitas.

“Constatamos que a luta contra as drogas ilícitas não tem se revelado tão eficiente por insistir em ações inócuas, não dando a devida relevância para a produção, em particular para as culturas de plantas a ela associadas, como a da maconha, da papoula e da coca”, destaca.

A ação diplomática junto à comunidade internacional, defende Valtenir, trará retorno eficaz no combate à plantação de drogas ilícitas.

“As medidas passam pelo apoio aos agricultores, observando-se as peculiaridades socioeconômicas de cada região, estimulando e financiando a adoção de culturas alternativas, como as do arroz, feijão, milho e soja”, acrescenta.

Valtenir reforça em sua indicação que o problema envolvendo o tráfico se deslocou da esfera de um país e se transformou em preocupação e política transnacional, dada à forma de atuação do crime organizado.

"O narcotráfico tem avançado com uma estrutura para fazer circular a produção em um dado território para diversas regiões do mundo”, exemplifica.

O parlamentar cita como argumento para a atuação do Itamaraty junto à ONU os acordos internacionais assinados pelo Brasil com países vizinhos da América do Sul, como é o caso da Convenção contra o Tráfico Ilícito de Drogas Narcóticas e Substância Psicotrópicas, de 1988.

A proposta foi defendida pelo parlamentar durante uma audiência pública na Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados, onde Valtenir foi relator da proposta representando Mato Grosso.




Atualizada às 10h50
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet