Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Pesquisa aponta empate técnico entre Audifax e Vidigal na Serra, ES

O Instituto Futura divulgou neste domingo (15) a pesquisa de intenção de voto para a prefeitura da Serra, no Espírito Santo. O levantamento foi encomendado e publicado pelo jornal A Gazeta. Os pesquisadores foram às ruas da Serra no dia 11 de julho. Foram entrevistados 604 moradores e a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é ES- 00017/2012.


A pesquisa mostra que, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o deputado federal Audifax Barcelos (PSB) estariam tecnicamente empatados. No cenário estimulado - quando as opções de candidatos são dadas para os entrevistados - os dois aparecem com maior porcentagem de votos. O Professor Renato de Almeida (Psol) aparece em terceiro lugar com 3,5% dos votos.

Segundo a pesquisa, no cenário estimulado, Audifax tem 41,1% das intenções de voto; seguido por Sérgio Vidigal com 40,9%; Professor Renato de Almeida, com 3,5%; José Venturini (PPL), com 1,2%. Indecisos, não sabem ou não responderam somaram 9,3%, enquanto brancos e nulos chegaram a 4,1%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados para o entrevistado, Audifax Barcelos aparece com 27% das intenções de voto. E Sérgio Vidigal vem logo em seguida, com 23,5%. O Professor Renato de Almeida aparece com 0,7% e José Venturini não pontuou. Indecisos, não sabem ou não responderam somaram 39,4%, enquanto brancos e nulos totalizaram 8,8%.

Rejeição
A pesquisa aponta que o candidato José Venturini, do PPL, está com o maior índice de rejeição na pesquisa estimulada. O Instituto Futura perguntou “E, destes candidatos, em quem você não votaria em hipótese alguma?”, e 32,3% responderam José Venturini. Professor Renato de Almeida aparece em seguida, com 22,7% de rejeição; seguido por Sérgio Vidigal com 19,9% e Audifax Barcelos com 10,1%. Os que disseram rejeitar todos somam 3%. Os que não rejeitam ninguém 19%. Não sabem ou não responderam totalizam 10,6%.

Confronto direto
O Instituto Futura também simulou nas ruas uma eleição direta entre Audifax Barcelos e Sérgio Vidigal. Audifax registrou 46,9%, já Vidigal 41,7%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet