Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

INCÊNDIO FEDERAL

Marcos Valério diz que Lula foi o mentor do caso Mensalão

Foto: Reprodução

Marcos Valério diz que Lula foi o mentor do caso Mensalão
O empresário Marcos Valério acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser o chefe do Mensalão. A denúncia consta de reportagem publicada neste sábado (15.9) pela revista Veja e deve incendiar o cenário eleitoral nas próximas semanas que antecedem as eleições municipais de 7 de outubro.


Marcos Valério está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal 470 que envolve 38 réus do suposto esquema de desvio de recursos públicos para pagamento de apoio político de partidos da base do governo em votações na Câmara dos Deputados.

Considerado operador do Mensalão e chefe do núcleo publicitário, o empresário mineiro foi condenado por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato.

Segundo Veja, Valério afirma que o montante que abasteceu o Mensalão foi muito maior que os R$ 55 milhões apontados pelo Ministério Público Federal. Para pessoas próximas, o publicitário estaria repetindo que Lula não apenas sabia, como "era o chefe" do esquema.

"Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para Lula porque eu, o Delúbio [Soares, ex-tesoureiro do PT] e o Zé [Dirceu, ex-ministro] não falamos", teria dito Valério, em Belo Horizonte.

Para proteger os figurões, Valério teria assumido a responsabilidade por crimes que não teria praticado sozinho, mantendo em segredo histórias comprometedoras que testemunhou. Ele conta, segundo a revista, que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. Valério diz que pelas arcas do esquema teriam passado pelo menos R$ 350 milhões. E o fiador das operações, garante Valério, seria o próprio presidente da República.

A assessoria do Instituto Lula foi procurada mas informou que o ex-presidente ainda não se pronuncia sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet