Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Única mulher eleita prefeita na região vai assumir Pilar do Sul, SP, em 2013

Entre as 52 cidades da área de cobertura da TV Tem Itapetininga (SP), apenas uma teve como eleita uma mulher nas Eleições 2012. Janete de Carvalho Paes (PSDB), 54 anos, vai assumir a administração de Pilar do Sul (SP), a partir de janeiro de 2013.


A nova prefeita, também é esposa e mãe de três filhos. Ela está na política desde 1997 e, por duas vezes, foi eleita a vereadora mais votada, além de também já ter atuado como vice-prefeita.

Na última Eleição Municipal, em 2008, Janete se candidatou à prefeitura e ficou em segundo lugar, perdendo por apenas 56 votos. Neste ano, ela resolveu entrar novamente na disputa e foi eleita com 9.570 votos, o que representa 61% da preferência dos eleitores.

Apesar de se dedicar à política, ela se diz uma dona de casa dedicada e sempre ajuda nas tarefas do lar. “Vou administrar a cidade com a sensibilidade feminina. Nós, mulheres, somos mãe, esposa, filha, família. A gente consegue enxergar na sociedade várias faces”.

Ela diz que vai se preocupar com o bem social, com a saúde e educação. “Porque nós vivemos isso dentro de nossas casas e, certamente, iremos implantar isso em nosso governo”.

Nas ruas, os moradores reagem positivamente à eleição de uma mulher na cidade. Claudemir da Silva, agricultor, é uma dessas pessoas que acredita no potencial feminino. “Eu acho que vai ser bom, porque a mulher mostra que tem força”, relata.

Mas o mandato de Janete não pretende ser apenas um 'mar de rosas'. A população espera por mudanças e a cobrança deverá ser intensa.

Algumas mulheres aproveitaram para orientar a nova prefeita. A operadora de caixa Angélica Proença diz o que ela espera. “Eu acho que tem que melhroar a educação e a saúde pública. Hoje é fundamental”, comenta.

Vânia da Silva, agricultora, também reforça o pedido. Ela aponta para onde precisa de mais investimento. “Educação precisa melhorar bastante. Também lazer. Tem muita coisa para acertar”.

A moradora e empresária de Pilar do Sul, Janaína Nestlehner, reforça que faltam escolas na cidade. “É o que precisa para nós que trabalhamos fora e temos criança. Tem muitas escolas começadas e sem terminar na cidade”., finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet