Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

julgamento

Defesas de petistas condenados no STF falam em recorrer de sentenças

As defesas do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e formação de quadrilha na ação penal do mensalão...

As defesas do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e formação de quadrilha na ação penal do mensalão, disseram nesta segunda-feira que irão aguardar a publicação do acórdão do julgamento para entrarem com recursos à decisão.


Dirceu e Genoino integrariam o chamado núcleo político do esquema de compra de apoio parlamentar ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

As penas serão calculadas a partir desta terça-feira, com expectativa de término do julgamento na quinta. Em tese, as penas não são executadas antes dos recursos das defesas serem analisados.

Dirceu foi condenado por corrupção ativa por 8 ministros e por formação de quadrilha por 6, com 4 votos pela absolvição, o que abre espaço para o chamado embargo infringente.

"Há chance para embargo... Vamos aguardar o acórdão para propor os embargos infringentes", disse a jornalistas o advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima.

Já Genoino foi condenado por corrupção ativa por 9 ministros e por formação de quadrilha por 6, também com a possibilidade ao embargo infringente.

"A hipótese de recursos a serem apresentados de eventuais embargos terá que ser estudada com a publicação do acórdão. Daí a gente poderá verificar no acórdão possíveis contradições, omissões", disse o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco.

Segundo o ministro Celso de Mello, o acórdão, se for finalizado com rapidez, só deverá ser publicado em fevereiro de 2013.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet