Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma fará 5 ministros do STF até 2013

Até meados de 2013, a presidente Dilma Rousseff, com pouco mais da metade do mandato presidencial, terá indicado quase a metade dos integrantes do Supremo Tribunal Federal. Com as aposentadorias de Cesar Peluso, Ayres Britto e a de Celso de Mello, prevista para março do ano que vem, a presidente completará 5 indicações para a mais alta corte de justiça do país.


Dilma nomeou Luiz Fux em março de 2011 e por Rosa Weber, em dezembro daquele ano. A terceira indicação da presidente é Teori Zavascki, que toma posse no próximo dia 29. Somados aos ministros escolhidos por Lula que ainda atuam no Tribunal, os dois petistas completarão 9 indicações para o STF, integrado por 11 ministros. Os dois juízes que fogem à regra são Gilmar Mendes, nomeado por Fernando Henrique Cardoso, e Marco Aurélio Mello, por Collor.

Há uma lista de cotados para a vaga de Ayres Britto, que inclui o Advogado Geral da União, o ministro Luis Inácio Adams, que, no entanto, também é lembrado para a Casa Civil, em substituição a Gleisi Hoffmann. A ministra deve sair candidata ao governo do Paraná em 2014.

Entre os cotados estariam ainda Humberto Bergmann Avila e Heleno Torres, ambos tributaristas, com padrinhos importantes no governo e no PT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet