Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

divulgação

Ciência sem Fronteiras divulga hoje nomes de mais 3 mil bolsistas

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (19), durante seu programa de...

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (19), durante seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que o programa Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas para jovens brasileiros estudarem fora do Brasil, deve alcançar o desafio de levar 101 mil jovens para o exterior até 2014.


Até agora, o programa já levou 18 mil estudantes para universidades estrangeiras e, hoje, divulgará os nomes de mais três mil selecionados que vão estudar, no ano que vem, em universidades de sete países. “Tenho certeza de que esses jovens vão ajudar o Brasil a dar um salto em ciência, tecnologia e inovação”, disse Dilma.

O objetivo do programa é preparar os jovens estudantes para criar novas tecnologias que serão aproveitadas no Brasil quando voltarem. “Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar as nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços.”

O programa seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.

O foco são as áreas de Ciências Exatas, Biomédicas, Tecnológicas ou da área de Energia, em cursos como Engenharia, Química, Física, Computação, Tecnologia da Informação, Medicina, Biotecnologia, Desenho Industrial e vários outros.

O governo concede um curso intensivo de idiomas, de seis a oito meses, para os alunos que não conhecem o idioma do país onde vão estudar.

“O Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para impulsionar a carreira de cada aluno”, disse Dilma.

Para a presidente, o programa ajuda o Brasil a vencer o desafio de criar tecnologia avançada e inovar, elevando o desenvolvimento do país.

As inscrições para as bolsas do ano que vem poderão ser feitas no site do programa, o www.cienciasemfronteiras.gov.br.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet