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Sábado, 20 de julho de 2024

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Confira o perfil dos secretários e gestores escolhidos por ACM Neto

Dez nomes foram confirmados para compor o novo secretariado de Salvador na gestão do eleito ACM Neto. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (14), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. Além deles, outros seis foram indicados para cargos de chefia no Executivo. Faltam ser divulgados, ainda, os secretários de Gestão e da Casa Civil, previstos para os próximos dias.


Na lista abaixo, confira o perfil de cada um dos indicados, com base em informações repassadas pela assessoria de imprensa de ACM Neto:

Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura: Guilherme Bellintani, de 35 anos, é graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (Unifacs). Ele é sócio, diretor-geral e professor da Faculdade Baiana de Direito e um dos fundadores do JusPODIVM, editora de livros jurídicos com atuação no norte e no noreste.

Secretaria da Cidade Sustentável: Ivanilson Gomes, de 47 anos, é graduado em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro titular da Fundação Verde Herbert Daniel e presidente do Diretório Estadual do Partido Verde na Bahia. Ele também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA

Secretaria da Reparação:
Ivete Sacramento, de 60 anos, é ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestre em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Ela é graduada em Letras Vernáculas com licenciatura em português pela UFBA. É professora titular da Uneb.

Secretaria da Educação: João Carlos Bacelar, que se mantém na pasta, tem 55 anos, é formado em Administração de Empresas pela UFBA e tem mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele foi presidente do Instituto de Previdência de Salvador (IPS), vereador e deputado estadual.

Secretaria da Saúde: José Antonio Rodrigues Alves, de 49 anos, é formado em Administração de Empresas pela UFBA e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo pela FGV. Já foi secretário de Saúde do Estado da Bahia e, atualmente, é provedor da Santa Casa da Misericórdia da Bahia e do Hospital Santa Izabel.

Secretaria de Urbanismo e Transporte: José Carlos Aleluia, de 65 anos, é graduado em Engenharia Elétrica pela UFBA e pós-graduado pela Escola Federal de Engenharia em Itajubá, Minas Gerais. Foi presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e deputado federal entre 1991 e 2010. É professor da Escola Politécnica da UFBA e vice-presidente nacional do Partido Democratas (DEM).

Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza: Maurício Trindade, de 50 anos, é graduado em Odontologia pela UFBA e Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde. Foi vereador, deputado estadual e federal.

Secretaria da Fazenda: Mauro Costa tem 50 anos, é administrador de empresas, com pós-graduação em Administração Pública pela FGV. É auditor fiscal da Receita Federal, já ocupou cargos de secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo. Foi presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, e superintendente da Zona Franca de Manaus.

Secretaria da Infraestrutura e da Casa Civil: Paulo Fontana tem 59 anos, é formado em Engenharia Civil pela UFBA, mestre em Administração Pública pela Krannet School, em Indiana, nos Estados Unidos, e mestre em Planejamento e Transporte na Purdue University, também nos Estados Unidos.

Secretaria da Ordem Pública: Rossema Burlacchini Maluf tem 46 anos, é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Salvador (Unifacs), empresária e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia. É diretora do Sindicado dos Lojistas do Comércio da Bahia. Também integra o Fórum Empresarial da Bahia.

Agência Geral da Comunicação: Roberto Messias, de 60 anos, é jornalista, formado pela UFBA, com atuação no jornal A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Bahia. Também foi diretor de jornalismo da Brazilian Television Network, rede de televisão situada na Flórida, nos Estados Unidos.

Chefe de Gabinete: João Inácio Ribeiro Roma Neto, 40 anos, é formado em Direito, foi assessor do governo de Pernambuco, entre os anos 1991 e 1994, do Ministério da Administração, de 1995 a 1998, e delegado do Ministério da Cultura para o nordeste, entre os anos de 1999 e 2002.

Assessoria de Assuntos Institucionais:
Pedro Godinho, 65 anos, é formado em Direito pela UFBA, atual presidente da Câmara Municipal de Salvador, cujo mandato não foi renovado para 2013. Atuou como secretário municipal dos Esportes e da Articulação e Promoção à Cidadania.

Procuradoria Geral do Município: Luciana Rodrigues Lopes, de 34 anos, formada em Direito Processual. Tem atuação na área cível, advogada da Agerba e Assistente Jurídica do Tribunal de Conta dos Municípios. É procuradora desde 2007

Escritório da Copa: Isaac Edington tem 49 anos, é empresário, administrador de empresas, especialista em Psicologia Organizacional, tendo formação complementar em Estratégias de Negócios e Sustentabilidade pela Stanford Business School, dos Estados Unidos. Também é especialista em Gestão Responsável pela Fundação Dom Pedro. É fundador do site EcoDesenvolvimento.org.

Prefeitura-Bairro: Reinaldo Braga Filho, de 33 anos, foi prefeito por dois mandatos em Xique-Xique. É formado em Administração de Empresas pela Unifacs e especialista em Gestão de Pessoas pela UFBA.

Reforma Administrativa
A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou o projeto de lei que trata da reforma administrativa da gestão municipal, elaborado pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM) e encaminhado à Casa pelo atual gestor, João Henrique. O projeto foi debatido, sendo aprovado com os votos da bancada de situação, liderada pelo vereador Téo Senna (PTC), que é maioria. Dos 41 vereadores presentes, os nove opositores ao governo votaram contra. O debate durou mais de cinco horas, encerrado por volta das 20h.

Vereadores da oposição foram contrários ao início da votação, realizada em regime de "urgência urgentíssima". A bancada tentou suspender a votação, com as alegações de que o projeto deveria ter sido publicado no Diário Oficial, discutido com a sociedade e explicado aos vereadores por um representante do governo de transição, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Aprovada, a nova lei tem que ser sancionada pelo atual prefeito.

"Foi aprovado do jeito que o prefeito [João Henrique] queria, mas com voto contrário da oposição", disse a líder da bancada opositora, Vânia Galvão (PT). "A oposição fica obstruindo, queríamos sair daqui cedo. Não tem necessidade de discutir, por exemplo, a reforma administrativa, de cada vereador falar 20 minutos, estendendo a sessão", avaliou Téo Senna.

Após o projeto de lei que prevê a reforma do administrativa, os vereadores começaram a discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que teve artigos embargados pela Justiça. Por conta disso, a votação é alvo de nova polêmica entre situação, que quer aprovar, e oposição, que nega a urgência. Téo Senna afirma o desejo de aprovar a lei ainda esta noite. Não há previsão para o encerramento da sessão ordinária.

Na pauta, ainda estão a Lei de Orçamentária Anual (LOA) e a aprovação das contas do prefeito João Henrique, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, além de centenas de projetos de lei de autoria dos próprios vereadores.

Propostas
ACM Neto entregou o projeto para o prefeito João Henrique no dia 4 de novembro. No documento conta o aumento de onze para doze no número de secretarias, sem custos adicionais para os cofres públicos; a atual Secretaria de Comunicação será extinta para se tornar uma assessoria de imprensa ligada diretamente ao gabinete do prefeito, em parceria com a Assessoria de Assuntos Institucionais e a Superintendência de Política da Mulher, que será assumida pela vice-prefeita, Célia Sacramento.

Na ocasião, ACM Neto disse acreditar na aprovação da reforma. “Tenho certeza que a Câmara de Vereadores, responsável como é, vai aprovar a reforma e nos dar condições para, já a partir do dia primeiro de janeiro, trabalhar com essa nova estrutura, repito, muito mais ajustada, a meu ver, às demandas do futuro de Salvador”, disse ACM Neto.


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