Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Câmara aprova reajuste de 15,8% para os servidores do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (19) reajuste de 15,8% aos servidores do quadro efetivo do Senado. O aumento, que será escalonado nos próximos três anos, irá para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.


Atualmente, os vencimentos dos funcionários do Senado variam entre R$ 13,8 mil e 23,8 mil, dependendo da carreira. A proposta dos senadores prevê que o reajuste será dividido em três parcelas anuais: 5% em janeiro de 2013, 5% em janeiro de 2014 e 5% em janeiro de 2015.

Os aumentos de 2014 e 2015, no entanto, serão aplicados sobre as tabelas em vigor no ano anterior, o que garantirá uma elevação nos contracheques maior do que 15%.

O reajuste dos servidores do Senado foi aprovado na última semana de atividades do Congresso antes do recesso, que se inicia nesta sexta (21).

O projeto de lei já havia sido aprovado na terça (18) pelos senadores. Encaminhado nesta quarta aos deputados, a proposta tramitou em caráter de urgência na Câmara.

Analisado pela Mesa Diretora durante a manhã, o projeto foi incluído na pauta de votação desta quarta. No próprio plenário, integrantes de três diferentes comissões da Casa deram pereceres favoráveis à proposta dos senadores. Sem seguida, os parlamentares votaram e aprovaram o reajuste em turno único.

Plano de carreira
Nesta terça, os senadores também aprovaram em plenário projeto que altera o plano de carreira dos servidores da Câmara dos Deputados. A proposta será encaminhada à sanção presidencial.

As novas carreiras dos funcionários da Câmara entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013. Segundo os deputados, o impacto financeiro da reforma será diluído nos próximos dois anos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet