Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

CAFÉ COM A PRESIDENTA

Dilma descarta racionamento e atribui apagões à raios e falha humana

Foto: Agência Brasil

Presidente Dilma recebeu jornalistas no Palácio do Planalto

Presidente Dilma recebeu jornalistas no Palácio do Planalto

A presidente DiIma Rousseff descartou nesta quinta-feira (27.12) que o Brasil enfrente problemas de racionamento de energia. Durante Café com Jornalistas promovido no Palácio do Planalto para um balanço do ano e projeções para 2013, Dilma disse que os apagões que atingiram o país neste ano são fruto de falha humana.


Em meio a uma farta mesa com muito pão de queijo, geléias, sucos e cafés, a presidente classificou como ridículo afirmar que o país corre o risco de racionamento. A petista disse ainda que muitos problemas de fornecimento de energia decorrem também do elevado número de raios que atingem o país em épocas de fortes chuvas.

"Acho ridículo dizer que o país corre risco de racionamento. O que aconteceu foi falha humana. O Brasil não corre risco de ficar sem energia. Além da falha humana, o país é o recordista mundial em relâmpagos. É um problema que eventualmente atinge o nosso sistema elétrico", destacou.

“Raio cai todo dia. Um raio não pode desligar o sistema. Se cai, é falha humana. Não é sério dizer que o sistema caiu por causa de um raio”, acrescentou Dilma mostrando fotos de satélites mapeando a constante incidência de raios no território nacional nos últimos dias.

Na avaliação da presidenta, a interrupção do fornecimento de energia no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, na noite de ontem (26.12), que provocou atrasos em 19 voos, também foi falha humana.

“No Galeão, foram duas coisas: falha humana, porque deveriam ter trocado o ar condicionado que estava velho, e sobrecarga, por causa da temperatura alta”, avaliou. Dilma disse que é preciso se antecipar e adequar os equipamentos para possíveis riscos. “Planejar é isso.” (Com informações da Agência Brasil).





Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet