Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Ministério estuda financiamento para jovens turistas, diz Gastão Vieira

O ministro do turismo, Gastão Vieira, disse nesta quarta-feira (29) que o ministério estuda a criação de um programa de financiamento voltado para jovens que queiram viajar pelo país. A medida, segundo Vieira, faz parte de políticas públicas que o governo desenvolve para estimular o turismo interno.


"Vamos focar o jovem. Vamos criar meios e maneiras de ele ser financiado e viajar. Ele já é financiado hoje pelo FIES para estudar no Ensino Superior. Por que não sê-lo no turismo? É o mesmo mecanismo", afirmou Gastão Vieira durante o programa "Bom Dia Ministro".

De acordo com a assessoria do Ministério do Turismo, o projeto de financiamento para jovens turistas ainda não tem data prevista para começar, mas deverá funcionar nos moldes do Viaja Mais Melhor Idade, que está em fase de cadastramento de empresas participantes. No programa, o governo, através de parcerias com instituiçoes financeiras e empresas de viagem, vai oferecer linhas de crédito e descontos para idosos viajarem pelo país.

Na entrevista, o ministro ainda afirmou que é preciso haver no Brasil uma consciência de o turismo é uma "saída econômica para o país" e que os preços para fazer turismo no território nacional são caros.

" Fazer turismo no Brasil é muito caro, pelo menos é mais caro do que fazer no exterior [...] Você deve conseguir ter uma consciência de que o turismo é uma saída econômica importante para o Brasil e aqueles que investem em bares, restaurantes, acreditarem que é muito melhor ele dizer para o turista que está cobrando um preço justo do que iniciar todo um processo de negociação até chegar ao preço justo, porque ele espanta o turista, o turista se assusta com o primero preço cobrado."

Gastão Vieira voltou a afirmar a meta do país, presente no Plano Nacional de Turismo, de se tornar a terceira economia turística no mundo até 2022.

"Nós do ministério já fizemos e definimos metas. E a mais ousada é aquela que coloca o Brasil, com certeza, em 2022, como a terceira maior economia turística do mundo, hoje nós somos a sexta. Nós confiamos na estabilidade do país, confiamos que o nível de emprego do pais continua crescendo, confiamos que num passado muito recente, o Brasil foi galgando posições no setor de agronegócio. Eram setores que há dez anos não tinham o destaque que hoje têm. Acreditamos sinceramente que isso vai acontecer com o setor de turismo.

O ministro acredita que os grandes eventos vão ajudar o país a cumprir a meta. "O mercado interno está aquecido, as pessoas viajam cada vez mais. A renda mantém essas pessoas viajando. E temos os grandes eventos. Desde a Rio+20, Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas e, quem sabe, São Paulo sediando a exposição mundial de 2020", afirmou.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet