Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

negociação coletiva

“Dnit está sendo canibalizado pelas demais carreiras da estrutura federal”, afirma servidor em greve

Foto: Vinícius Tavares

Reestruturação das carreiras é tema de audiência. Luiz Heleno (D) defende valorização

Reestruturação das carreiras é tema de audiência. Luiz Heleno (D) defende valorização

Servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em greve desde o dia 25 de junho querem a reestruturação das carreiras da autarquia e equiparação dos vencimentos aqueles pagos a profissionais que atuam em outros órgãos da estrutura federal e que desempenham função semelhante.


O tema está sendo debatido durante audiência pública promovida nesta quinta-feira (4.7) pela Comissão de Trabalho, de Administração de Serviço Público da Câmara Federal.

STJ fixa em 50% número mínimo de servidores do DNIT que devem trabalhar durante greve

O analista Luiz Heleno Albuquerque Filho, que é representante da comissão dos servidores do Dnit, afirma que os servidores do Dnit não têm sido valorizados pelo governo apesar da dedicação da categoria para ajudar o Brasil a superar as carências na infraestrutura do país.

Servidores do Dnit de Mato Grosso iniciam greve nesta segunda-feira (10)

Ele salienta que os vencimentos pagos aos servidores do departamento são inferiores aos de órgãos como Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e agências reguladoras e outros órgãos que foram criados na mesma época do surgimento do Dnit.

“Não podemos mais ser tratados como subcarreiras dentro do executivo federal. Queremos que o peso do Dnit seja levado nestas negociações. Infelizmente o Dnit está sendo canibalizado pelas demais carreiras da estrutura federal”, declarou.

Ele acrescenta que os servidores do Dnit, por entenderem as necessidades do país na área da infraestrutura, não aderiram às paralisações no serviço público promovidas em 2012.

“Foi um ano para demonstrar o peso da carreira do Dnit na infraestrutura de transportes. Fomos muito responsáveis e fomos muito assediados por entidades para cruzar os braços. Mas trabalhamos muito e cumprimos o máximo de metas. Precisamos de valorização”, completou.

Segundo ele, o comando de greve está cumprindo rigorosamente uma medida cautelar da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, para manutenção de 50% dos servidores em áreas essenciais.

No entanto, de acordo com o secretário geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, Sérgio Ronaldo da Silva, Sérgio Ronaldo da Silva, a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, ameaça os grevistas com o corte de ponto como forma de pressionar o Dnit a voltar ao trabalho.

“Essa é uma das nossas reivindicações. A retirada, por parte do Ministério do Planejamento, da ameaça de corte de ponto secretário geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, Sérgio Ronaldo da Silva dos servidores. Queremos o cumprimento desta medida cautelar”, destacou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet