Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Ministra pede que PF investigue blog que divulga notícias fictícias

Foto: Reprodução/internet

Ministra pede que PF investigue blog que divulga notícias fictícias
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, pediu nesta quarta-feira (16) que a Polícia Federal investigue um blog que divulgou uma notícia fictícia na qual afirma que ela teria ficado “comovida” ao assistir ao vídeo de um assaltante sendo baleado por um policial.


O vídeo, que foi divulgado na imprensa e circulou nas redes sociais nesta semana, mostra o momento em que um assaltante, armado, aborda uma vítima para roubar uma moto. Um policial que passava pelo local atirou no assaltante, que foi levado para o hospital.

A reportagem fantasiosa diz que Maria do Rosário comentou o vídeo: “O pior não é nem o ato em si, a violência gratuita praticada pelo policial. O que é mais chocante é a reação das pessoas, habituadas à cultura da violência, acabam reproduzindo o discurso elitista, reacionário, neo-liberal e fascista de que bandido bom é bandido morto”, diz o texto, inventando uma fala da ministra que não ocorreu.

O blog, intitulado “Joselito Müller – Jornalismo Destemido”, publica notícias fantasiosas sobre diversos assuntos. No fim do texto sobre Maria do Rosário, há uma observação: “Atenção: Este é um blog de zuação! Não leve a sério, embora os textos sejam verossímeis”. Na página inicial do blog, contudo, não há nenhum esclarecimento nesse sentido.

A assessoria da Secretaria de Direitos Humanos informou que está ciente que o blog divulga notícias fictícias, mas avalia que isso não está claro no site e que o texto tem um alto “grau de realidade”.

Em nota pública, a ministra esclareceu que é favorável à atitude do policial que apareceu no vídeo. “No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei”, afirmou Maria do Rosário.

Além da investigação pela Polícia Federal, a ministra pedirá que a empresa que hospeda o blog, a Wordpress, retire o conteúdo do ar. “Ao atribuir falsas declarações à ministra, o blog comete um ato criminoso e fere princípios éticos fundamentais”, informou a pasta em nota pública.

Em sua conta no microblog Twitter, a ministra disse que atribuir opinião falsa a alguém é crime. “Esse episódio absurdo d publicação d declaração mentirosa é uma oportunidade p/ discutirmos a veracidade das informações q circulam na web. A internet facilita a comunicação e permite compartilharmos informações a todo instante. Mas esse conteúdo tem que ser verdadeiro. A liberdade de expressão aceita opiniões sobre qualquer assunto. Isso é a democracia. Mas atribuir uma opinião falsa a uma pessoa é crime!”, escreveu Maria do Rosário.

Também no Twitter, um internauta identificado como Joselito Muller e que se diz dono do blog, se defendeu das acusações. "Não é crime não, desde que não tenha objetivo de manchar a reputação. Sobretudo se é em linguagem jocosa", escreveu.

Ele ainda enviou uma mensagem à ministra via Twitter em que diz que "se queres distância, mantenha distância. No fim do texto tem até uma advertência sobre o conteúdo", fazendo referência ao fato de que no fim do texto sobre Maria do Rosário acrescentou uma observação dizendo que o blog é de "zoação" e não deve ser levado "a sério".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet