Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Cabral vai pressionar presidente do PT pela candidatura única

O presidente do PT Rui Falcão se encontra nesta quinta-feira com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para tratar das eleições de 2014 que passam pelas candidaturas estaduais e pelo apoio do PMDB à Dilma Rousseff à Presidência da República. Falcão vem trabalhando na difícil tarefa de costurar acordos regionais onde o PT tem dificuldades de formar alianças com outros partidos que integram a base de apoio ao governo a nível nacional.


A conversa que terá com Cabral não deverá ser nada fácil pelo fato do governador continuar insistindo na candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão, e sem que Lindbergh concorra pelo PT para que Dilma tenha o apoio do PMDB no Estado. A candidatura de Lindbergh, no entanto, já está confirmada pela direção nacional do partido e conta com apoio de Lula. Em um encontro na quarta-feira com o deputado Garotinho (PR-RJ), também candidato ao governo do Rio, Rui Falcão confirmou a candidatura de Lindbergh.

Na conversa que teve com Garotinho, Rui Falcão não fechou nenhum acordo, mas o deputado informou ao presidente do PT que o apoio do PR, ao contrário de Cabral, estaria condicionado apenas à reciprocidade e que a presidente Dilma estivesse também em seu palanque durante a campanha do próximo ano. Garotinho é o primeiro colocado nas pesquisas que vem sendo feitas sobre a intenção de votos dos cariocas para governador. Em segundo lugar está o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), e em terceiro vem Lindbergh.

Cabral deverá pressionar Falcão no encontro de hoje ressaltando o capital político do PMDB no Estado. A pressão do governador poderá beirar os limites da ameaça com a possibilidade de apoio a candidatos de oposição à Dilma. Cabral já acenou com a possibilidade de apoiar Aécio Neves do PSDB, caso Lindbergh mantenha sua candidatura. O PMDB do Rio comando 24 prefeituras das 92 do Estado, além de ter mais seis vice-prefeitos. O partido conta ainda com 15 deputados estaduais e nove federais.

As eleições para o governo do Rio deverão contar ainda com Miro Teixeira, que está de mudança do PDT para o PROS, Jandira Feghali, pelo PC do B, e, possivelmente Cesar Maia, pelo DEM, ainda não confirmado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet