Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma deve sancionar Mais Médicos semana que vem, diz ministro

Foto: Reprodução

Dilma deve sancionar Mais Médicos semana que vem, diz ministro
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (18) que a presidente Dilma Rousseff deve sancionar a MP do Mais Médicos na próxima semana. A medida provisória foi aprovada no Senado na última quarta (16) e agora depende da sanção presidencial para virar lei. Ainda de acordo com Padilha, o ministério já está preparado para, assim que o texto for sancionado, começar a emitir registros de atuação provisória dos profissionais formados no exterior.


O programa Mais Médicos prevê a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros para atuar em áreas carentes do interior do país e na periferia das grandes cidades. A inclusão de trecho na MP que permite ao ministério conceder o registro foi motivada pelas dificuldades de profissionais de fora obterem o registro nos conselhos regionais de medicina. Segundo Padilha, se não fosse a demora na concessão dos registros, 800 mil brasileiros poderia estar sendo atendidos por médicos que foram contratados mas ainda não podem atuar.

"Estamos preparados para isso [conceder os registros]. O Congresso Nacional foi sensível e percebeu que essa medida seria importante para que a gente começasse o atendimento o mais rápido possível. Se todos os registros fossem emitidos, nós teríamos cerca de 800 mil brasileiros que poderiam estar sendo cobertos. Então, o texto deve vir rapidamente para a presidenta sancionar. A expectativa é que a presidenta possa sancionar já na semana que vem e estamos preparados para emitir os registros no dia em que a presidenta sancionar para que esses médicos possam atender a nossa população", disse Padilha, após participar do programa "Bom Dia Ministro".

"O Congresso perceberu isso, que passar o registro para o Ministério da Saúde permitiria esses médicos atender de forma plena. Eles já estão fazendo um papel muito importante no município que é o contato com as equipes, com as unidades de Saúde. Estão fazendo ações de educação, de orientação. Foi importante porque esses médicos chegaram e ajudaram o município inclusive a ver necessidades de infraestrutura, de medicamentos. Agora, é lógico que, com o registro eles vão poder ter atendimento pleno, que já aconteceu com outros médicos", completou Padilha.

Ainda de acordo com o ministro, já houve 360 mil consultas no primeiro mês do Mais Médicos.
"Nós já tivemos 360 mil consultas médicas no primeiro mês do programa Mais Médicos. Por isso que nós queremos a atuação plena desses médicos, que estão preparados para fazer as ações de prevenção, orientação, mas de atender problemas de saúde da nossa população", concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet