Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Tarja Preta

Cinco dos onze prefeitos presos já estão afastados cautelarmente do cargo em Goiás

Em todos os casos, foram suspensos os efeitos dos contratos celebrados entre as prefeituras e as empresas, referentes à aquisição de medicamentos e materiais hospitalares. Os onze prefeitos permanecem presos...

Foto: MP - GO

11 prefeitos presos e cinco já afastados do cargo

11 prefeitos presos e cinco já afastados do cargo

O quinto prefeito afastado em Goiás é da cidade de Uruana, Gilmar Rodrigues do Prado, conforme decisão proferida na tarde de segunda-feira (21) pelo juiz Liciomar Fernandes da Silva. Os outros afastados são de Aragarças, Aurélio Mendes; de Piranhas, Otair Teodoro Leite; de Carmo do Rio Verde, Delson José dos Santos e Inaciolândia, Zilmar Florêncio Alcântara.


Todos são investigados por suposto envolvimento em fraude de licitações na compra de medicamentos e materiais hospitalares. Essa é a maior operação realizada ano Brasil com onze prefeitos, nove secretários municipais e quatorze agentes públicos. O processo é de quatro mil páginas com escutas telefônicas entre os investigados e um esquema montado para fraudar as licitações e vender os remédios preços com preços superfaturados.

Ainda faltam ser apreciados mais seis pedidos de afastamento cautelar dos outros seis prefeitos presos. Em Aragarças, o presidente da Câmara de Vereadores, Celso Barros, disse que até por volta do meio-dia ainda não havia sido notificado do afastamento judicial do prefeito Aurélio.

A vereadora Bruna da Saúde (PT) defende a abertura de uma comissão processante (CP) para apurar o possível envolvimento de Aurélio com esquema de aquisição fraudulenta de remédios denunciado na operação Tarja Preta. “Eu tenho a informação que um cidadão irá apresentar o pedido de abertura da CP hoje à tarde e eu voto a favor”, frisou.

O vice-prefeito Aurélio Mendes já assumiu a prefeitura com a missão de manter a administração funcionando e disse que a prioridade é preparar a folha de pagamento para o final do mês. Ele preferiu não dar entrevista e apenas confirmou que irá manter a mesma equipe de Aurélio. Léo Leão foi empossado sexta-feira após os vereadores votarem um pedido de afastamento proposto pelo próprio Aurélio.

O prefeito de Aragarças e de Piranhas foram afastados após decisão do juiz Paulo Afonso; o de Carmo do Rio Verde pelo magistrado Cristian de Assis; e de Inaciolândia pelo juiz Alessandro.

Em todos os casos, foram suspensos os efeitos dos contratos celebrados entre as prefeituras e as empresas, referentes à aquisição de medicamentos e materiais hospitalares. Os onze prefeitos permanecem presos em Aparecida de Goiânia após terem a temporária prorrogada por mais cinco dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet