Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Comissão de senadores e deputados vai visitar brasileira presa na Rússia

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu nesta quarta-feira (23), segundo a assessoria da Casa, enviar uma comissão de deputados e senadores à Rússia para interceder junto à Assembleia Federal da Rússia pela libertação da ativista brasileira Ana Paula Maciel. Ela está presa em território russo desde 19 de setembro, quando foi detida após participar de protesto do Greenpeace.


Ana Paula, bióloga gaúcha, foi presa com outros 27 ativistas e dois jornalistas na embarcação do Greenpeace, Arctic Sunrise. Eles protestavam próximos a uma plataforma da empresa russa Gazprom no Ártico, onde a estatal procura petróleo.

A comissão de parlamentares, cujos integrantes ainda não foram escolhidos, tentarão uma audiência com Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia, órgão equivalente ao Congresso Nacional brasileiro. Além disso, poderão visitar a brasileira na prisão.

O grupo, de acordo com Renan, será “pequeno, mas efetivo”. “Vou nomear uma comissão pequena para conversar pessoalmente com a chefe do Legislativo russo, sensibilizar as autoridades russas e visitar Ana Paula na prisão para ver como ela está”, disse o presidente, conforme nota divulgada por sua assessoria.

Estão à frente das negociações pela criação da comissão os deputados José Luiz Penna (PV-SP), José Sarney Filho (PV-AP), Erika Kokay (PT-DF), Jean Wyllys (Psol-RJ) e Chico Alencar (Psol-RJ). A decisão foi tomada por Renan após reunião nesta manhã com o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet