Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Paes anuncia auditoria especial para investigar contratos de Bethlem em três secretarias

O prefeito Eduardo Paes anunciou, neste sábado, que fará uma auditoria especial para investigar todos os contratos em sua administração celebrados pelo deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ). As investigações não se limitarão à Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, na qual o deputado admite, em gravações divulgadas pela revista “Época”, ter embolsado uma espécie de mesada da ONG Casa Espírito Tesloo. As despesas autorizadas por Bethlem nas secretarias de Ordem Público e de Governo também serão analisadas. Durante a gestão Paes, Bethlem ocupou cargos na prefeitura, com algumas interrupções, de 2009 até abril de 2014, quando se afastou para tentar a reeleição a deputado.


Paes se disse estarrecido com o que ouviu. Ele lembrou que o contrato mencionado por Bethlem tinha sido cancelado em 2012, após auditoria da Controladoria Geral do Município identificar falhas na prestação de contas. Ele, no entanto, disse que Bethlem permaneceu à frente da secretaria por não haver elementos que apontassem para um má conduta do então secretário.

— Essa é uma notícia que deixa todos estarrecidos. Em cinco anos e sete meses, nunca tivemos um escândalo na administração municipal. As investigações vão ser feitas com absoluta transparência. Em suspeitas de desvio de conduta por corrupção, não há relação política pessoal ou ligação partidária com o prefeito quando se trata de mau uso do dinheiro público — comentou Paes ao afirmar que as investigações seriam aprofundadas.

Paes disse ainda que não conversou com Bethlem após as denúncias virem à tona. O prefeito, de forma genérica, afirmou que “independente de quem comete um ato de corrupção, tem que ir para a cadeia”. Mas, segundo o prefeito, se ficar comprovado que houve desvio de recursos para uma conta na Suíça, o município tentará todas as medidas para reaver o dinheiro. Paes comentou o caso numa entrevista coletiva no Palácio da Cidade, acompanhado do procurador-geral do município, Fernando Dionísio, e do controlador-geral da prefeitura, Antonio Cesar Lins Cavalcanti, que, no entanto, não comentaram as denúncias. Nenhum dos três apresentou documento algum referente aos contratos celebrados por Bethlem. Tanto o procurador quanto o controlador apenas acompanharam o prefeito, que centralizou as respostas. Detalhes, de acordo com Paes, começarão a ser apresentados a partir de segunda-feira. Por meio de nota divulgada na manhã deste sábado por sua assessoria de imprensa, Rodrigo Bethlem negou as acusações mostradas em gravações que teriam sido feitas por sua ex-mulher, Vanessa Felippe.

LÍDER DO PSOL DIZ QUE INVESTIGAÇÃO FOI ABERTA EM 2013

Em nota, o vereador Eliomar Coelho (PSOL), líder da bancada do partido, disse que “a prefeitura mente quando diz que agora é que vai investigar os contratos com as ONG's do período em que Bethlem era secretário. Essa investigação aconteceu em fevereiro de 2013, quando foi aberta uma sindicância na Secretaria de Desenvolvimento Social. Fiz um requerimento de informação na época pedindo dados do contrato e o resultado da sindicância.”

De acordo com a nota, na época, a Secretaria deu uma resposta vazia sobre os contratos e se recusou a enviar a sindicância. “Antes de abrir uma nova investigação, o resultado desta, se é que houve, deve ser mostrado e apurado. No dia 23 de fevereiro de 2013, eu denunciei da tribuna da Câmara os indícios de fraude nos contratos da secretaria com as ONG's. Os próprios cadastradores dos programas sociais, se incluíam no acesso aos benefícios. Pelo menos 60, dos 94 cadastradores, se auto incluíram para receber o dinheiro. O caso é muito sério. Vamos reunir a bancada do PSOL no início da semana e ver as atitudes que vamos tomar”, diz trecho da nota enviada pela assessoria do vereador Eliomar Coelho.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet