Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

TSE mantém decisão que barra candidatura de Arruda, que agora recorre ao STF

Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quinta-feira um recurso do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que tenta voltar ao cargo. Com isso, manteve a decisão que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa. Assim, Arruda continua com o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

O TSE, no entanto, ainda não julgou se o candidato pode continuar fazendo campanha. A assessoria de imprensa do tribunal explicou que isso só será possível após o Ministério Público entrar com uma ação nesse sentido. A sessão também foi marcada pelos exaltados ataques de Gilmar Mendes contra pessoas com cargos no governo que, segundo ele, estariam colocando sob suspeição sua atuação no caso.

Após o voto, ele voltou a ficar exaltados e a fazer ataques:

— Eles imaginam que um juiz pede vista dos autos para recompensar um falso benefício que ele teria recebido. Porque eles operam com essa medida. E se perdem a eleição voltam ao nada, de onde não deveriam ter saído!

Pelos mesmos motivos, o TSE rejeitou um recurso da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), candidata à reeleição. Ela foi condenada pelo TJDFT por improbidade administrativa no mesmo processo que levou à condenação de Arruda. Somente o ministro Gilmar Mendes votou a favor da candidata.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet