Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Professor Túlio Lopes defende maior investimento na educação e estatização das empresas

O MG no Ar recebe esta semana os candidatos ao governo de Minas Gerais para uma série de perguntas. O professor Túlio Lopes, representante do partido PCB (Partido Comunista Brasileiro), foi o convidado do apresentador Eduardo Costa desta quarta-feira (17).  O político propôs a criação de conselhos para uma maior participação popular.


— Principalmente os sindicatos, as associações comunitárias, os movimentos sociais organizados. É fundamental garantir espaço para que o povo possa participar da política, não apenas através do voto, mas através também de espaços onde se possa ter o poder deliberativo.

Em relação à violência nas escolas, Túlio Lopes disse que a solução para a diminuição da criminalidade entre os jovens é o maior investimento na educação.

— É uma situação bastante complicada. Principalmente porque ameaça a segurança dos trabalhadores da educação. É uma situação que coloca em risco vários estudantes. É importante garantir o investimento na educação pública. O governo deixou de investir R$ 8 bilhões em educação. Isso atrapalha tanto o pagamento do piso salarial profissional, assim como a garantia de educação integral. Precisamos de psicólogos dentro das escolas. Só assim, teremos um trabalho eficaz para combater a violência e garantir a paz dentro das escolas.

O representante do PCB se posiciou ainda sobre a redução da maioridade penal.

— Eu defendo o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. E principalmente mais investimento na educação. Porque se o estudante tiver com a cabeça feita, com formação cultural e profissional em tempo integral dentro da escola, provavelmente teremos a redução desse índices de criminalidade envolvendo jovens.

Túlio Lopes ainda comentou sua promessa de campanha que prevê que quem estiver desempregado não pagará contas como água e luz.

— Defendemos o fortalecimento das empresas estatais mineiras. A Cemig [Companhia Energética de Minas Gerais] precisa ser 100% estatal para garantir um serviço de qualidade para a população. Assim coma Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais], para garantir saneamento básico e água. Porque o povo que recebe pouco tem que ficar pagando contas muito caras?

Túlio propõe também o fortalecimento do concurso público.

— Defendemos o concurso público. Queremos o fortalecimento das empresas estatais mineiras e garantia de concurso público. É necessário criar frentes de trabalho. Os trabalhadores devem ter melhores condições de trabalho, salário e infraestrutura.  Mas, nós temos que combater o desemprego e fortalecer o setor público.

O candidato ao governo de Minas finalizou a entrevista defendendo a tarifa zero e o denvolvimento da mobilidade urbana.

— É necessário pensar o nosso Estado com a força do poder popular. Nós queremos garantir um transporte público. Se estatizarmos as empresas com certeza teremos condições de assegurar a tarifa zero, principalmente o passe livre para os estudantes e a garantia de um transporte para todos.

O entrevistado desta quinta-feira (18) será o representante do PT (Partido dos Trabalhadores), Fernando Pimentel.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet