Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Governo pede à Suécia redução da taxa de juros para compra do Gripen

A presidente Dilma Rousseff pediu ao governo sueco a renegociação da taxa de juros previsto no contrato de financiamento da compra dos caças Gripen, que só devem começar a chegar ao país a partir de 2019. O pedido foi feito em uma ligação realizada pela presidente na terça-feira (23) ao premiê sueco, Stefan Löfven, que é amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também foi metalúrgico antes de chegar ao poder.


A informação foi divulgada na noite de terça-feira pela versão online do jornal "O Estado de S. Paulo" e confirmada pelo G1.

A assessoria do Planalto confirmou que a presidente Dilma conversou com Löfven na terça-feira, mas disse que não poderia falar sobre o conteúdo da ligação, afirmando que os contatos entre os dois são frequentes devido às negociações envolvendo o intercâmbio e a transferência de tecnologia na aquisição dos caças e que, inclusive, o premiê convidou Dilma para uma visita em breve a Suécia.

O prazo para a assinatura do contrato de financiamento termina nesta quarta-feira (24) e, devido ao ajuste fiscal, caso não haja acordo neste momento, o governo brasileiro que rue haja um adiamento no prazo para assinatura do contrato até outubro de 2015.  O governo sueco ficou, segundo o G1apurou, de dar uma resposta nesta quarta-feira, e, pela conversa, caso não houvesse um acordo, poderia ser estendido o prazo para a assinatura do contrato até outubro deste ano.

O contrato para a compra de 36 jatos de combate Gripen NG (New Generation) foi assinado em outubro de 2014, ao preço de 39,3 bilhões de coroas suecas (cerca de US$ 4,75 bilhões). A compra será garantida por instituições financeira suecas.

Questionada sobre o financiamento, a Força Aérea disse que as negociações estão sendo conduzidas pela área econômica do governo.

Ajuste fiscal
O pedido de revisão da taxa de juros surgiu dos ministros da Defesa, Jacques Wagner, e da Fazenda, Joaquim Levy, após analiserem os documentos e concluirem que, diante da atual situação de ajuste fiscal, seria necessário a redução da taxa de juros.

A proposta sueca, analisada anteriormente pelo Brasil no momento da assinatura do contrato de compra dos jatos, era de que a taxa de juros do contrato de financiamento ficasse em 2,54% ao ano. A solicitação agora do governo é de que a taxa seja reduzida para 1,98% ao ano, gerando economia aos cofres públicos.

A construtora sueca Saab diz que "o financiamento é uma discussão entre Brasil e autoridades suecas, desta forma, a Saab não tem nenhum papel nessa discussão”. A Aeronáutica escolheu o Gripen após dez anos de discussões, em uma disputa que envolveu também o F-18, da norte-americana Boeing, e o Rafale, da construtora francessa Dassault.

No último dia 10, o ministro Jacques Wagner conheceu um protótipo do caça em uma exposição em Brasília e afirmou, na ocasião, que a compra está garantida.

Em abril, o G1 divulgou com exclusividade que o Ministério Público da União (MPF) abriu uminquérito para apurar o preço dos caças e pedidos da Aeronáutica feitos durante a negociação do contrato, como um display panorâmico que teria encarrecido o valor final da transação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet