Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Ministro da Fazenda cancela viagem à Turquia

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não embarcará mais para a reunião de ministros do G20, que acontece nesta quinta-feira (3) e nos próximos dias em Ancara (Turquia). Ao invés de embarcar para o exterior, o ministro participará de uma reunião com a presidente Dilma Rousseffe com o titular do Ministério do Planejamento, Nelson Barbosa.


O "futuro" de Levy no governo dá o tom da cotação do dólar nesta quinta. Pela manhã, as notícias sobre as divergências entre os dois ministros ajudaram a puxar para cima a moeda norte-americana. Após surgirem as primeiras informações de que o ministro da Fazenda cancelou sua viagem ao G20, o dólar acentuou sua alta, e chegou a pasar de R$ 3,80. Depois, porém, voltou a perder força, e por volta das 15h já operava em queda.

Ao deixar o Ministério da Fazenda, em direção ao Planalto, o ministro Levy manteve tom irônico. Questionado se iria sair (do governo), ele respondeu que estava indo para o Palácio do Planalto. Logo em seguida, foi perguntado se permaneceria no cargo, e respondeu, ao entrar em seu veículo, que estava no "carro".

Desentendimentos
Nos últimos dias, surgiram mais informações de que haveria desentendimentos entre Levy e Nelson Barbosa sobre a proposta de orçamento do ano que vem, que foi enviada nesta semana aoCongresso Nacional com a previsão de um déficit de R$ 30,5 bilhões – algo inédito – algo defendido pelo ministro Barbosa.

Após o envio da proposta de orçamento, o ministro da Fazenda disse, durante evento no Congresso Nacional, que seria importante o governo tentar atingir a meta de superávit anunciada um mês antes, em julho, de 0,7% do PIB em 2016.

“A gente tem de tentar atingir 0,7% do PIB. Isso é absolutamente fundamental para trazer segurança para as famílias brasileiras (...) Responsabilidade fiscal não é tarefa fácil”, declarou Levy na ocasião, acrescentando que isso poderia implicar em mais receitas, com aumentos de tributos.

Nesta quarta-feira (2), Nelson Barbosa chegou a negar, novamente, que houvesse divergências com o titular do Ministério da Fazenda.

“Acho que é sempre bom perseguir um resultado primário mais elevado possível. Estamos empenhados nisso. Estamos construindo medidas de médio e longo prazo para melhorar o resultado fiscal do Brasil”, disse Barbosa nesta quarta-feira no Congresso Nacional.

Apesar de ter cancelado sua viagem para a Turquia, o Ministério da Fazenda informou que está mantida a viagem de Joaquim Levy para a Espanha e para a França, onde se reúne com investidores. O embarque está previsto para a próxima segunda-feira (7).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet