Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

exercício de 2014

Ságuas admite “maquiagem” fiscal mas afirma que rejeição de contas de Dilma foi política

Foto: Agência Câmara

Ságuas admite “maquiagem” fiscal mas afirma que rejeição de contas de Dilma foi política
O parecer pela rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff (PT) no Tribunal de Contas da União (TCU), por 8 votos a 0, na última quarta-feira (7), foi puramente política, de acordo com avaliação do deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT). O parlamentar afirmou que o mesmo tipo de artifício usado pelo governo atual foi usado em todos os governos para atingir metas fiscais, mas que isso nunca foi motivo para rejeição das contas.


Leia mais:
Deputado diz que desembargador mostrou desrespeito com AL ao conceder liminar a delator

“O ministro Augusto Nardes deu várias declarações nos últimos seis meses fomentando a oposição. Então entendemos que ele agiu politicamente em seu relatório. Essa constatação de que foi um julgamento político é reforçada pelo fato de que o motivo alegado para rejeição das contas aconteceu em outros governos e o TCU nunca reprovou”, afirmou Ságuas ao Olhar Direto.

O petista admitiu o uso das “pedaladas fiscais”, ou seja, a “maquiagem” nas contas do governo para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Não negamos as pedaladas fiscais, até porque não tem como agir de forma diferente. Tanto que todos os governos usam isso. Mas o TCU está punindo somente este governo e não os outros. Por quê? De qualquer forma, o TCU apenas emite um parecer, e é o Congresso Nacional que vota pela aprovação ou reprovação das contas”, observou.

Ságuas prevê, ainda, que o julgamento das contas do exercício de 2014 sequer entre em pauta este ano, em função das muitas atribuições da Comissão Mista de Orçamento, que já está com o Orçamento Geral da União (OGU) 2016 em mãos e precisa fazer audiências públicas e relatório. Além disso, há contas de exercícios passados, inclusive da época de Fernando Collor, para serem julgadas, de modo que as contas de 2014 ficariam no final da fila. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet