Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PPS questiona Janot se Baiano disse ter repassado dinheiro a filho de Lula

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), pediu nesta terça-feira (13) ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que confirme se o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, afirmou, em sua delação premiada, ter repassado cerca de R$ 2 milhões a Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A informação foi publicada no último domingo (11) pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal "O Globo". Segundo a coluna, Fernando Baiano disse que o dinheiro foi repassado parapagamento de despesas pessoais. No mesmo dia, a defesa de Fabio Luís informou, em nota, que ele "jamais recebeu qualquer valor do lobista Fernando Soares".

No pedido feito a Janot, Rubens Bueno também pede cópia de todos os documentos relativos à delação premiada de Baiano, homologada na última sexta (9) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo do deputado é, conforme o pedido, convocar Fábio Luís Lula da Silva para prestar depoimento na CPI da Petrobras. Bueno disse ser necessário acessar o teor da delação – ainda mantida sob segredo de Justiça – para "contextualizar a sua convocação à CPI da Petrobras, assim como auxiliar nos trabalhos investigativos que se façam necessários".

Baiano
Fernando Baiano é investigado no Supremo no principal inquérito em andamento no tribunal, o que apura se existiu uma organização criminosa com o intuito de fraudar contratos e desviar dinheiro para pagamento de propina a políticos.

Segundo depoimentos de delatores da Lava Jato, Fernando Baiano era interlocutor do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e atuou com ele em desvios de contratos de navios-sonda da Petrobras.

Baiano já foi condenado na primeira instância da Justiça Federal em Curitiba a 16 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sob acusação de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet