Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Lula diz que pedido de Dilma para agilizar apuração contra Sarney é fantasia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta segunda-feira como uma fantasia e um "ledo engano" o pedido que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) teria feito à Receita Federal para agilizar as investigações contra as empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).


Em entrevista em Quito, antes de retornar a Brasília, Lula disse que não conversou com Dilma sobre o assunto mas ressaltou que duvida que a ministra tenha "mandado recado" para alguém sobre o assunto.

"Quem construiu essa fantasia, essa história, em algum momento vai ter que dizer que foi um ledo engano. Pode escrever a matéria e assim embaixo: 'erramos'. Porque não faz parte da personalidade da Dilma, e eu --sem ter conversado com a Dilma sobre o assunto de ontem para hoje-- duvido que a Dilma tenha mandado um recado ou conversado com qualquer pessoa a esse respeito. Não faz parte da formação política da Dilma", afirmou.

Segundo reportagem da Folha publicada ontem, a ex-secretaria da Receita Lina Maria Vieira disse ter sido chamada para um encontro a sós com Dilma em dezembro do ano passado. No encontro, a ministra teria pedido que a investigação fosse concluída rapidamente.

A ex-secretária diz ter interpretado o pedido como um recado para encerrar a investigação. Dilma afirma que o encontro nunca ocorreu.

A oposição considerou graves as declarações da ex-secretária e pretende convocar as duas para depor no Congresso. Já os governistas minimizaram as declarações e colocaram dúvidas sobre a versão de Lina.

Senado

O presidente voltou a dizer que cabe aos senadores resolverem a crise no Senado devido às acusações contra Sarney. Segundo Lula, o Senado tem "maioridade" para realizar as investigações "que bem entender", pois não cabe ao presidente dar palpites sobre a crise na Casa.

"A minha posição é clara: o Senado tem maioridade e instrumentos pra fazer as investigações que entender que deva fazer e para apurar do jeito que bem entender. Não cabe ao presidente da República ficar dando palpite nas instâncias de investigação e de julgamento do Senado. Seria presunção demais da minha parte. Eles têm mecanismos e que investiguem, que absolvam, que punam. Eles [os senadores]. Não me peça minha opinião porque não teria como dar opinião sobre o que vai acontecer no Senado", afirmou Lula.

Sarney sofre pressão para deixar a presidência do Senado por suspeita de tráfico de influência, ocultação de informações à Justiça Eleitoral, responsabilidade pelos atos secretos, além de supostas irregularidades na Fundação José Sarney, envolvida em denúncias de irregularidades com a Petrobras. Sarney nega as acusações.

Na semana passada, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), rejeitou as 11 acusações contra Sarney que foram apresentadas ao colegiado. A oposição promete recorrer da decisão de Duque.

Retorno

O presidente antecipou seu retorno de Quito, onde se reúne a cúpula da Unasul (União das Nações Sul Americanas). Segundo informa reportagem de Eliane Cantanhêde na "[Folha*]":http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u607616.shtml, Lula decidiu passar ao largo das disputas e pressões em Quito. Como o Brasil se arvora líder da região e faz questão de manter canais abertos com todos os lados, ele decidiu antecipar o retorno a Brasília.

Antes de deixar Quito, Lula justificou seu retorno antecipado. Ele disse estar preocupado com o estado de saúde do vice-presidente José Alencar, que hoje pela manhã voltou ao hospital para fazer exames.

Lula disse que conversou ontem à noite, por telefone, com Alencar. Segundo o presidente, o vice disse que estava bem e que já pensava em retornar para Brasília. Porém, hoje pela manhã foi informado que Alencar tinha retornado ao hospital ontem, às 23h, porque urinou sangue.

"Eu fiquei preocupado e comuniquei ao presidente Rafael Correa que não ia ficar para a posse", afirmou Lula, antes de embarcar para o Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet