Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Paulo Duque descarta analisar amanhã recursos para desarquivar ações contra Sarney

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), descartou realizar reunião do colegiado nesta quarta-feira para analisar os recursos apresentados pela oposição contra o arquivamento de processos contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Duque disse que "talvez" realize reunião até o fim desta semana para analisar os recursos, mas a expectativa é que o peemedebista coloque os pedidos em análise do conselho somente na semana que vem.


O regimento do Senado não estabelece prazo para que Duque coloque os recursos em votação no plenário do Conselho de Ética. O senador negou, porém, estar disposto a retardar por muito tempo a análise dos pedidos da oposição --o que beneficiaria Sarney.

"Não tem prazo, mas recurso tem que ser analisado. Eu quero até mudar o regimento para fixar o prazo de 10 dias para análise dos recursos", afirmou.

A Folha Online apurou que a bancada do PT no Senado pediu mais tempo para estudar um a um os recursos apresentados pela oposição. Os três votos de senadores petistas no Conselho de Ética são considerados decisivos para senadores do DEM e PSDB, que tem apenas cinco das 15 vagas de titulares no colegiado. Se os três petistas votaram pela abertura de processo contra Sarney, o conselho vai investigar as denúncias que pesam contra o peemedebista.

Duque arquivou sumariamente as 11 representações e denúncias contra Sarney encaminhadas ao conselho, mas a oposição recorreu contra o arquivamento de dez processos. Caberá ao plenário do colegiado definir se as acusações devem tramitar, ou não, na Casa Legislativa.

Pizza

Duque negou o rótulo de "pizzaiolo" ao decidir arquivar os processos contra Sarney sem consultar o plenário do Conselho de Ética. O senador argumenta que, pelo regimento da Casa, tem autonomia para decidir sozinho se uma ação deve ser instaurada. O peemedebista garante que agiu com base técnica, e não política, nas suas decisões --apesar de ser fiel aliado de Sarney.

O senador ironizou protesto de estudantes nesta terça-feira que foram barrados ao tentar entregar 11 pizzas em seu gabinete --referentes aos processos contra Sarney arquivados pelo presidente do conselho. Além das 11 representações e denúncias contra Sarney, Duque também arquivou representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

"Eu acho natural. Eu mesmo fiz muitas manifestações quando era estudante", disse. Questionado se comeria as pizzas dos estudantes, Duque reagiu com bom-humor. "Talvez eu comeria se viessem pelo correio", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet