Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Política BR

PSB reafirma a Lula intenção de ter candidato próprio na sucessão presidencial de 2010

Dirigentes do PSB manifestaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua defesa em torno da existência de mais de uma candidatura à Presidência da República no ano que vem, como forma de evitar uma surpresa desagradável no primeiro turno das eleições.


O posicionamento do partido foi apresentado nesta quarta - feira(12), em jantar com Lula. Segundo o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), o presidente defendeu, durante a reunião, uma candidatura única dos partidos da base aliada do governo, numa espécie de eleição plebiscitária.

Mas, segundo ele, o PSB reafirmou sua disposição de ter candidato próprio à Presidência da República.

“O presidente Lula disse que, no ano que vem, o governo vai ter muitas realizações para mostrar e que a economia estará dando sinal de recuperação”, relatou Casagrande.

Segundo ele, o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, afirmou que não houve discussão dentro do partido sobre a possibilidade do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) desistir de sua pretensão de disputar a Presidência da República ou ser candidato ao governo de São Paulo.

Casagrande informou, ainda, que o partido acertou com o presidente Lula que fará uma avaliação do cenário político nacional no início do próximo ano, até o mês de março, para, a partir daí, definir se haverá uma candidatura única dos partidos da base governista ou se haverá mais de um candidato.

“Até março vamos avaliar e definir se continuamos com a candidatura do deputado Ciro Gomes ou da ministra Dilma Roussef. Ou se vamos ter duas ou uma candidatura só”, disse Casagrande. Na sua avaliação, a conversa com o presidente Lula “foi ótima e atendeu totalmente nossas expectativas”.

Lideranças que estiveram na reunião contaram que o presidente Lula disse que respeita a posição do partido e que ele não tem o direito de pedir a ninguém para não ser candidato, até mesmo porque ele (Lula) já disputou diversas eleições.

Participaram também do jantar o líder do partido na Câmara dos Deputados, Rodrigo Rollemberg (DF), o vice-líder na Câmara, Beto Albuquerque (RS), o ex-ministro Roberto Amaral e o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet