Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Política BR

cancelando compromissos

Dilma suspende agenda para se recuperar de tratamento e amenizar "efeito Lina"

Foto: Reprodução

Dilma suspende agenda para se recuperar de tratamento e amenizar
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) cancelou compromissos oficiais desta semana para se recuperar das sessões de radioterapia a que vem se submetendo no tratamento contra um câncer linfático. Na semana passada, a ministra se submeteu a mais uma sessão de radioterapia.


Aliados da ministra no Congresso confirmam que a ministra não vai aparecer publicamente nos próximos dias em consequência do tratamento de saúde, mas admitem que a petista também decidiu suspender parte de suas atividades para sair da super exposição na mídia depois do episódio envolvendo a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira.

O período de descanso da ministra não será maior porque Dilma pretende anunciar na segunda-feira da próxima semana o marco regulatório do pré-sal.

Alguns aliados afirmam que a ministra só aparecerá publicamente no final do mês, mas sua assessoria informa que ela só suspendeu compromissos até quarta-feira --uma vez que deve participar de reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) marcada para esta quinta-feira.

Em conversas com aliados, Dilma argumentou estar muito cansada fisicamente para manter o ritmo de suas atividades. A ministra também teria sido orientada por interlocutores a sair da mídia por alguns dias depois que Lina confirmou, em depoimento à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, que se encontrou com Dilma no final do ano passado, no gabinete da Casa Civil, para receber o pedido de "agilizar" as investigações sobre familiares do senador José Sarney (PMDB-AP) na Receita Federal.

A Casa Civil nega o encontro, mas Lina afirmou que sua presença no Palácio do Planalto pode ser confirmada pelas câmeras do circuito interno de TV do prédio. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) não acatou pedido da oposição para ter acesso às imagens do circuito interno. O GSI argumenta que as imagens já foram apagadas uma vez que o período médio de armazenamento das imagens do circuito interno varia "em torno de 30 dias".

O gabinete também negou pedido da oposição para ter acesso à planilha com as placas de veículos que estiveram no Palácio do Planto do final do ano passado. Mas confirmou que o nome de Lina Vieira não consta nos registros de autoridades que ingressaram no palácio entre novembro e dezembro do ano passado.

Ausência

Na semana passada, Dilma era esperada no Rio para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma série de compromissos oficiais. Pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, a ministra tem aproveitado viagens presidenciais para aparecer publicamente em todo o país.

Na véspera da viagem, a ministra fez uma sessão de radioterapia do tratamento contra o câncer linfático. Recentemente, Dilma teve uma queimadura causada pela radioterapia e foi tranquilizada pelos médicos, que disseram ser uma reação normal do tratamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet