Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Política BR

STF arquiva pedido de governador cassado do Tocantins sobre ação no TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta segunda-feira (24) pedido do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendesse o trâmite dos recursos contra a sua cassação, ocorrida em junho. No pedido ao STF, o governador contestava a competência do TSE para julgar pedidos de cassação de mandatos federais e estaduais.


Ao justificar o arquivamento, o ministro Eros Grau explicou que o instrumento usado uma ação cautelar  não era o apropriado para o caso. Com isso, o TSE poderá retomar o julgamento dos recursos.

Com a decisão desta noite do STF, o julgamento dos recursos protocolados no TSE contra a cassação do mandato ocorrerá normalmente. O TSE ainda não marcou a data da análise em plenário. Na ocasião, caso os ministros da corte eleitoral confirmem a cassação, Miranda terá de deixar o cargo.

Marcelo Miranda foi cassado por abuso de poder. Ele foi acusado pelo segundo colocado nas eleições do estado em 2006, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), de prometer vantagens a eleitores, preenchimento de cargos públicos de forma irregular, distribuição de bens custeados pelo serviço público, uso indevido de meios de comunicação, além da doação de 14 mil cheques-moradia. Miranda sempre negou irregularidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet