Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Exonerações na Receita confirmam denúncias de Lina, diz oposição

Os líderes da oposição na Câmara dos Deputados divulgaram uma nota nesta terça-feira (25) em apoio à ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e os demais servidores que deixaram suas funções no órgão. Na nota, eles afirmam que as exonerações em série na Receita confirmam as denúncias feitas por Lina.


“O Democratas, o PPS e o PSDB vem a público se solidarizar com esses servidores, que colocaram seus cargos à disposição, em gesto que só confirma as denúncias da sra. Lina Vieira de ingerência política na administração do fisco federal”, diz a nota.

Lina afirmou em entrevistas ter recebido em um encontro no Palácio do Planalto um pedido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para “agilizar” as investigações contra Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega ter encontrado a ex-secretária e ter feito o pedido.

Em solidariedade a Lina, doze servidores deixaram seus cargos de direção na Receita nesta segunda-feira (24). Outros dois assessores da ex-secretária já tinham sido exonerados pelo novo secretário, Otacílio Dantas Cartaxo.

Nesta terça, o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, disse, durante apresentação de sua nova equipe de trabalho, que considera um "erro" a politização do que ele considerou ser uma "questão rotineira" (substituição de cargos de confiança).

Na nota, os líderes Ronaldo Caiado (DEM-GO), Fernando Coruja (PPS-SC) e José Aníbal (PSDB-SP), afirmam que as demissões “configuram uma séria ameaça aos princípios da impessoalidade, ética, autonomia e transparência” da Receita. Eles afirmam ainda que existe “perseguição política” no órgão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet